https://d1uzdx1j6g4d0a.cloudfront.net/players/topo/18/62916?identifier=www.radiobrasilnordeste.com&source=1377
 
CARD GRANJA ALMEIDA MAI2022.png
DUO_BANNER HORIZONTAL.jpg

É permitida a transcrição total ou parcial das matérias deste blog, DESDE QUE CITADA A FONTE

ALIADOS: Prefeita de Brejão e equipe participou da 'Agenda 40' em Garanhuns nesta sexta-feira

Com histórica ligação da sua família com o Palácio, Beta Cadengue, secretários e vereadores da base do seu governo acompanharam atentamente a visita do governador Paulo Câmara e seu pré-candidato Danilo Cabral

Semelhantemente a dezenas de gestores municipais do agreste meridional e setentrional, a prefeita de Brejão, Beta Cadengue (PSB) também atendeu ao convite e prestigiou a passagem do Governador Paulo Câmara e da 'Frente Popular' durante um grande encontro realizado no espaço 'Lago São Francisco', localizado entre os municípios de Garanhuns e São João.

Ao lado de correligionários, auxiliares, vereadores brejonenses e amigos do agreste, a gestora também prestigiou a presença de Pedro Campos, pré-candidato do seu partido a deputado federal.

O pai da prefeita Beta e ex-prefeito do município, Sandoval Cadengue, que também é fiel articulador regional do Palácio, conduzindo nas últimas décadas muitas das demandas dos prefeitos socialistas e da base do PSB, também estava no local, além do também ex-prefeito e ex-vice prefeito, Joseraldo Rodrigues.


HISTÓRIA CADENGUE X CAMPOS: FIDELIDADE À TODA PROVA

Tudo nasceu lá atrás, nos idos de 1980. O então prefeito Josa Cadengue, chefe político respeitado na região e pai do ex-prefeito Sandoval, iniciou uma amizade com o então Governador Miguel Arraes de Alencar. Dessa amizade, nascida do respeito mútuo, surgiram diversas ações positivas para a população de Brejão, principalmente na área da agricultura, mola propulsora da economia na região. Muitos dos prédios públicos que atualmente ainda fazem parte da paisagem de Brejão, foram construídos à época do 'Eterno Prefeito Josa', para muitos um ‘pai político’, que resolvia de forma justa e firme as demandas da população e por isso angariava amigos e ampliava suas ações pelo município, conquistando espaço e gerando por conseguinte votações expressivas para Arraes. (Na foto acima, Josa Cadengue, Eduardo Campos e Miguel Arraes)


SANDOVAL, O FILHO DE ‘SEU’ JOSA

Quando jovem, o filho de 'Seu Josa', Sandoval Cadengue, que viria no futuro a também governar o município, ajudava o pai na entrega de leite aos fornecedores da região, ao mesmo tempo em que também aprendia como administrar e ampliava seu conhecimento e simpatia, servindo a população.

Anos depois, o pai da atual prefeita Beta também trabalhou como caixa em um Agência do extinto Banco do Estado de Pernambuco - Bandepe -, onde atualmente funciona o Banco do Brasil em Brejão.

O tempo passou e com ele a proximidade dos Cadengue com os Campos também cresceu e se fortaleceu. Nas primeiras caminhadas de Eduardo Campos pela região, quando este dispunha de percentuais que mal chegavam a 4%, Sandoval já era um dos seus mais fortes ‘cabos eleitorais’ ficando conhecido em todo o agreste entre dezenas de prefeitos, vereadores e o povo, ao qual sempre assistia, atendendo demandas até de fora de Brejão. Isso certamente rendeu muita gratidão das pessoas, justificando suas vitórias nas sucessivas disputas das quais Eduardo Campos era sempre o maior apoiador.


BETA CADENGUE, NOVA GERAÇÃO E HERANÇA POLÍTICA

Na sequência, a filha de Sandoval e neta de Josa, Odontóloga Elisabeth Barros de Santana, ou simplesmente Beta Cadengue foi eleita e na sequencia reeleita prefeita pelo PSB, mesma legenda defendida, por Eduardo e fundada por Arraes.

Realizando atualmente um governo exemplar e austero com os recursos públicos, Beta já é uma referência regional em gestão pública, respeitando a história dos seus antepassados e cumprindo sua missão de servir ao povo que lhe escolheu.

Com a necessária mudança e modernização das atividades, dentre estas a política, além do contato constante e presencial com a população, momentaneamente interrompido pela pandemia, Beta vem utilizando as mídias sociais para se comunicar com seus eleitores e população de Brejão, nas quais repassas informações de interesse da sociedade brejonense.


Com imagens e informações de arquivo

0 comentário