VIA-PARQUE-728X90PX (1).png
CARD GRANJA ALMEIDA DEZ 2021.png
BANNER REI PRAIA.png

ANÁLISE: Com máscaras e distanciamento no ‘novo normal’. Então é... ‘A Magia do Natal 2021’!

Mesmo contrastando com os eventos natalinos do passado em termos de público, uma população ainda receosa mas esperançosa, vem saindo às ruas para confraternizar talvez o Natal mais diferente que a humanidade já vivenciou.
Fotomontagem: MICHELLE BERG / Saskatoon StarPhoenix sobre foto de Hilton Marques/Secom Garanhuns

*Por Marcelo Jorge

O Brasil, o Nordeste e Pernambuco não podem negar, nem tampouco ignorar a beleza de todas os eventos 'A Magia do Natal' em Garanhuns.

Disputas políticas à parte, já que governantes passam e as celebrações tradicionais - principalmente as de cunho religioso - devem permanecer, assistimos a cada mandato o esforço dos gestores públicos locais para superarem a beleza e criatividade das decorações dos seus antecessores e, naturalmente, os olhos dos garanhuenses e visitantes são os que lucram mais com esses investimentos dos recursos do povo, que geram ocupação e renda para a cadeia produtiva das artes plásticas, musicais e cênicas, ambulantes, micros e pequenos empresários, profissionais técnicos, fornecedores, hoteleiros, espaços gastronômicos e operadores do turismo de uma forma ampla.

Isso certamente supera em milhas qualquer irrisória e descabida reclamação de "Aumento da tarifa de iluminação pública".

A 'Magia' e seu retorno são astronomicamente maiores que isso.

O fato é que, encerrado o momento inicial do "oba-oba" com inauguração oficial da iluminação e decoração, com presença política inédita para o evento e a entrega dos logradouros enfeitados, vivenciando a atmosfera dos passeios do Noel com a criançada e da programação já apresentada, chegou enfim o momento no qual me manifesto de forma isenta e sem paixões políticas ( já que este blog NÃO recebe recursos de situação ou oposição em Garanhuns) e também por já estar a par da mecânica de funcionamento dos festejos em todos estes anos.

Amo Garanhuns e apesar de, na vida profissional, já haver desempenhado minhas atividades de comunicação em outros estados e de ter recebido alguns convites para deixar minha cidade, resolvi ficar. Não há arrependimentos nisso, pois creio que sucesso maior ou menor faríamos em qualquer lugar, em razão do talento dado por Deus bem como do nosso esforço para conquistá-lo. É certo que, no interior do Nordeste, algumas oportunidades nesse segmento são bem mais restritas e pouco ou mal remuneradas.


Voltando a Garanhuns no Natal, o que nasceu ainda de forma simples com o então Prefeito Silvino Duarte em 2003, nominado de Natal dos Sonhos e tendo sido sequenciada pelo sucessor Luiz Carlos de Oliveira, tomou a forma atual nas duas administrações de Izaías Régis, gestão finalizada em 2020 já sob a pandemia do Covid. Quando iniciado em 2013, ainda 'Natal Luz' passou anos depois a assumir seu codinome que perdura, 'A Magia do Natal".


A MAGIA NA ERA SIVALDO ALBINO

Reprodução: Video SECOM Garanhuns

Uma análise da decoração e detalhes da Magia versão 2021, mostra o esforço para se construir em pouco tempo, dado às circunstâncias emergenciais do combate a pandemia, um trabalho bonito.

Aproveitou-se a decoração do ano anterior, acrescida de alguns elementos adquiridos pela nova gestão para suplementar as informações temáticas.

Com a ausência de grandes shows em frente a prefeitura, por questões óbvias, a Praça da Fonte Luminosa - Souto Filho - e a do Relógio das Flores - Tavares Correia -, certamente passaram a ocupar uma maior visibilidade por parte dos visitantes e talvez por isso mesmo foram as mais contempladas com uma diversidade de elementos artísticos.

Mesmo com a questão temática não estando em alguns espaços evidenciada, as peças individualmente agradam aos olhos que encontram de seres mitológicos ou de ficção à personagens de contos de fadas; de ícones da literatura infantis à elementos e personagens bíblicos.

Fotos: Instagram @hiltonmarquesdelima

O acréscimo das referências bíblicas, à propósito, considero um avanço, já que a festa tem caráter eminentemente cristão. Frases, como a posta no portal de acesso à cidade, evocando a natalidade de Jesus e em outros pontos da cidade, geram boa pontuação para esta Magia no quesito 'Resgate da Religiosidade'. Além disso, a utilização do palco ao lado da Prefeitura para cânticos de Ave Marias e Pai Nossos, contemplam os segmentos Cristãos.

Outra boa decisão da atual gestão foi o acréscimo de pontos contemplados com a decoração como a Praça da Bíblia, (ao lado do Colégio Quinze), Praça Dom Moura (em frente ao Centro Cultural) e outros logradouros. Isso certamente envolve todo o município nas celebrações e valoriza a beleza da cidade como um todo.


Assumir o controle de uma cidade debaixo de uma pandemia e sob grave crise econômica requer esforço sobrenatural. No quesito de produzir um grande evento, já consolidado mas com todas estas limitações e mesmo com adversidades em outros setores, o Governo do Prefeito Sivaldo Albino vem conseguindo realizar um grande e bonito evento.

0 comentário