Segundo a Agência, responsável pelo monitoramento das condições climáticas, em matéria publicada na imprensa oficial do estado, o sertão pernambucano pode ser atingido pelas altas temperaturas
Após boletim emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) nessa segunda-feira (18), acerca de um aviso meteorológico de Nível Laranja (perigo) com ondas de calor que devem afetar parte do país nesta semana, quando a temperatura na região poderá ter um acréscimo de cinco graus acima da média na temperatura no período de três a cinco dias, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) tranquilizou os pernambucanos.
Segundo o órgão, a onda de calor que já vem afetando vários estados brasileiros, fazendo a temperatura ultrapassar os 40 graus em algumas localidades, não deve atingir Pernambuco.
Mas, ainda de acordo com a APAC, altas temperaturas poderão ser registradas no sertão, como destacou o meteorologista Roni Guedes: “Essa onda de calor que vem atingindo as regiões sudeste e centro oeste do país, não deve chegar a Pernambuco. A parte vermelha que se destaca no mapa, as temperaturas ficarão acima da média, bem como a parte laranja, que deve atingir de forma mais intensa o sertão.”
O aviso também alerta para baixa umidade do ar em 16 estados, incluindo Pernambuco. O índice deve ficar entre 20 e 12%. A indicação da Organização Mundial de Saúde – OMS – para uma situação saudável é de 60 por cento.
Com informações da Rádio SEI – Hellen Nascimento
Comments