ARENA BRASILNORDESTE: Com credibilidade também na web, nova comunicação leva nordeste para o mundo

Com menos de um mês no ar, através das mídias sociais, o webjornalismo produzido no interior de Pernambuco já vem apresentando bons resultados e passa a ser visto ao vivo em todo o mundo.
Marcelo Jorge ancora o programa na web. O canal já tem mais de 1.680 inscritos.

O Web Jornalismo - também chamado de Jornalismo Online ou Cyber Jornalismo -, é o Jornalismo praticado através de meios digitais, mais precisamente através da Internet. Porém, mais que apenas um conceito, o programa Arena BrasilNordeste passou a ser, desde o dia 1º de Março, uma alternativa para quem busca informações internacionais e nacionais, com ênfase nas notícias das capitas e do interior nordestino.

Com o formato híbrido, que funde a agilidade e versatilidade do rádio com os detalhes de captação, vinhetas eletrônicas e iluminação profissional, o compacto mas sofisticado estúdio da RadioWeb BrasilNordeste, projetado pelo renomado arquiteto Gláucio Brandão e instalado pelo multiprofissional Eliezer Júnior, dentro do Complexo Desportivo Difusora, na Avenida Rui Barbosa principal alameda de Garanhuns onde funciona a Escolinha de Futebol do Ronaldinho – RSA, vem se notabilizando pela produção de notícias diárias do agreste e sertão do estado, da capital Recife e com pitadas de informações de Brasília.

O programa conta com apoio da equipe do programa BrasilNordeste na TV ComBrasil, ancorado pelo influente e bem informado jornalista Sandro de Moura.

Baseado no centro do poder, Sandro é detentor de muitas informações em primeira mão, vindas do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto, além de manter boas relações com jornalistas e autoridades de outras partes do país.

Na equipe local, a ancoragem é conduzida pelo jornalista, publicitário e Consultor Político Marcelo Jorge, que criou e apresentou por sete anos no rádio o programa ‘Falando com o Nordeste’, líder de audiência do segmento. Ele detalha as principais notícias do dia, realiza entrevistas com os principais atores da cena pública e privada da região e do país.

O técnico em TI, Maurício Pais (foto à direita), controla a estabilidade da transmissão online, que acontece ao vivo. O setor é o responsável pelo programa ir ao ar. Ele também é responsável pela transmissão dos cultos na Quarta Igreja Presbiteriana de Garanhuns

Nas reportagens e jornalismo esportivo, o experiente e versátil jornalista Marcos Antônio vai buscar a notícia nos campos, onde o esporte mais vibrante acontece; Marcos também é locutor noticiarista em Alagoas e fez parte da equipe do programa 'Falando com o Nordeste', veiculado por sete anos na conceituada Rádio Marano FM (102,3 Mhz).

A jornalista Jacqueline Menezes, incorporou-se ao projeto, inicialmente na bancada e colabora hoje com o envio de importantes entrevistas com personalidades e formadores de opinião da sociedade local e regional, como políticos, artistas e profissionais liberais. A profissional passou por veículos como a Rede Globo, além de ter experiências como Secretária de Comunicação Social em governos municipais.

Do Recife, semanalmente o renomado jornalista e blogueiro Magno Martins envia análises apuradas das principais pautas políticas de Pernambuco e do Brasil. O profissional passou pelas redações dos principais jornais do país, além de ter sido pioneiro no webjornalismo no nordeste. Próximo a completar 15 anos em abril próximo, com a marca de maior do Nordeste e um dos mais acessados do País, este blog bateu uma grande marca em 2020: seus acessos únicos cresceram 21% em relação a 2019, saindo de 12.234 milhões para 15 milhões, segundo levantamento do Google Analytics, medidor oficial de sites e blogs do Google.

Durante a transmissão do programa, os relevantes blogs regionais (logos acima) tem suas manchetes do dia e seus links divulgados para os internautas. Esta é uma forma do Arena BrasilNordeste homenagear os que também fazem jornalismo interiorano com dificuldades diversas, como perseguições, falta de apoio e de recursos, mas que nem assim perdem o senso crítico e o padrão da informação verdadeira.

Além deles, colaboradores como a profissional especialista em Psicologia Positiva Patrycia Alves (foto), profissionais liberais, juristas, políticos, desportistas, empresários, agentes privados e públicos de saúde, segurança e educação enriquecem o time de ativos e competentes profissionais que disponibilizam parte do seu tempo para construção de uma comunicação sem ‘fake news’.


De várias partes do país e do mundo, internautas participam no chat do Canal no Youtube e da página no Facebook, apoiando a existência do programa, chamando a atenção para problemas na comunidade e até dando sugestões de pautas futuras.

Elison Bezerra, entrevistado por Marcos Antonio
Para Marcelo Jorge, mentor do programa na Web A junção de pessoas comprometidas com a verdade, como o empresário e apoiador do projeto, empresário Elison Bezerra da Arena Difusora e RSA, que disponibilizou excelente espaço e endereço nobre para o estúdio e os demais nomes envolvidos dão credibilidade ao programa, que ainda nem fez um mês no ar, porém, sem sensacionalismo tão comum em algumas mídias mas tão desnecessário para nós, já marca história no jornalismo local! Vida longa ao ‘Arena BrasilNordeste’!"
PLATAFORMAS

O programa pode ser visto ao vivo de segunda a sexta feira, das 05 as 06 horas da tarde, através do Canal no YouTube BrasilNordeste Oficial - https://www.youtube.com/channel/UCJNfwviO9mGVam-Bl16RdvQ - e também no Facebook/arena brasilnordeste - https://www.facebook.com/ARENA-Brasilnordeste-223181691461690 - . Ele também pode ser ouvido no site www.radiobrasilnordeste.com ao vivo. Após a exibição, o programa fica gravado em todas as plataformas e pode ser visto, revisto e compartilhado para todo o mundo.

Para ampliar a audiência, o internauta deve inscrever-se no canal, dar likes e compartilhá-lo, gerando maior relevância do conteúdo perante as plataformas YouTube e Facebook. Para anunciar, pode-se contactar o e-mail mjorgepaessilva@gmail.com ou contactar pelo WhatsApp (87) 9 9636.6070.


2 comentários