top of page

É permitida a transcrição total ou parcial das matérias deste blog, DESDE QUE CITADA A FONTE

Banner_site_novos_planos.png
GVP-0040-24_INFORMES-REGULARES-JUNHO_RMR_728X90.gif
Cabeçalho Blog Marcelo Jorge Okay.jpg

Avaliação de Transparência concede ‘Nível Ouro’ à Brejão: A mais alta pontuação do Agreste

O índice de transparência municipal demonstra as boas práticas do Governo Municipal de Brejão que conseguiu, através de planejamento e esforço das equipes de gestão, manter o município entre os mais transparentes do estado, saindo de 66% para 87% de transparência

Entre os 184 municípios pernambucanos, somente 21 tiveram avaliação positiva e pouquíssimas conseguiram a alta avaliação em nível de transparência da gestão municipal. E Brejão, no agreste, está entre estas poucas e bem avaliadas localidades, recebendo o selo “ouro”. Um destaque para ser celebrado. Com a junção realizada pelos Tribunais de Contas dos Estados (TCEs) agora a avaliação passou a ser nacional, fator que valoriza ainda mais esta conquista.

Sob a gestão da prefeita Beta Cadengue (PSB), Brejão vem nos últimos anos, apesar das dificuldades vivenciadas em quase todo o mundo, se destacando no equilíbrio das contas públicas.

Para que houvesse esta ótima avaliação de Brejão, muitos critérios tiveram que ser alcançados pela prefeitura. Os dados foram coletados pelos Tribunais de Contas, com o apoio dos controladores internos, entre maio e novembro de 2022. O Radar Nacional da Transparência Pública é interativo e permite filtrar e cruzar dados. É possível consultar os critérios de transparência atendidos em cada site institucional, como, por exemplo, se há a divulgação de dados de receita, despesa e folha de pagamento.

O objeto da avaliação foi a transparência ativa, aquela por meio da qual se disponibilizam dados de forma espontânea, independente de solicitação materializada nos Portais de Transparência Pública. A depender do índice de transparência alcançado, os portais foram classificados nas categorias “Diamante”, “Ouro” ou “Prata”, objetivando fomentar a transparência e estimular o aprimoramento dos portais.

O instituto que fez a avaliação, está agregado aos TCE-PE e avaliou Brejão que ficou na categoria Ouro. Vale salientar que da região do agreste de Pernambuco, apenas Brejão teve essa fantástica avaliação.


Veja os dados detalhados no link abaixo:


0 comentário

Comments


bottom of page