Este evento acontece tradicionalmente a cada quatro anos, mas em razão dos cuidados e proteção aos participantes, seguindo protocolos de distanciamento social, as etapas Estadual e Nacional não acontecerão.
Discutindo o tema "A política municipal de saúde e os desafios das linhas de cuidado nas ações durante e pós pandemia", foi realizada na manhã desta quinta-feira (05) no auditório da Casa das Juventudes a 8° Conferência Municipal de Saúde.
A abertura oficial foi realizada pela Presidente do Conselho de Saúde, Josenilda Lucena e teve a condução dos seus trabalhos sequenciada pelo assessor e consultor em saúde Evaldo Teixeira. Com base em documento orientador do Ministério da Saúde, foi abordada na ocasião o tema central da conferência e seus eixos temáticos.
Além dos profissionais que integram a saúde no município, o evento contou com a participação da Prefeita Beta Cadengue; Erica Mirele, Secretária Municipal de Saúde; Erivan Lopes, Secretário Municipal de Educação, Carlos Ouro Preto, Secretário de Assistência Social; Janaina Ramos, Gerente da V GERES, Solange Lopes, Coordenadora da Mulher e representantes de outros entidades da sociedade civil.
As Conferências Municipais de Saúde são um importante instrumento para avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde e subsídios para a elaboração do Plano Municipal de Saúde (PMS), além do embasamento de Ações, Metas e Diretrizes para o Plano Plurianual (PPA), Lei Orçamentária Anual (LOA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
PAPEL DE BREJÃO NA SAÚDE
Durante o período pandêmico, o município de Brejão vem conduzindo com acolhimento e atenção todas as ações em respeito à vida, além de orientar os profissionais na condução correta dos protocolos para redução dos índices de contaminação e óbitos.
Na opinião da prefeita Beta “Nossa maior preocupação durante esta pandemia vem sendo na cura e salvamento de vidas. Nossas ações são efetivamente voltadas para fortalecer a saúde e o acolhimento dos breajaonenses.”
A gestora complementou:
“A Conferência constatou esse fato e queremos parabenizar todas as nossas equipes de servidores municipais que diariamente arriscam a própria vida para proporcionar um atendimento com qualidade.”
Comentários