top of page
BANNER QUINZE.jpeg
Cabeçalho Blog Marcelo Jorge Okay.jpg

CODEAM: Órgão municipalista do Agreste segue recomendação da AMUPE e decide fechar prefeituras

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (28) na sede da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam) em Garanhuns, uma reunião tendo como foco a situação vivenciada pelas gestões municipais do agreste. Ao mesmo tempo em Recife acontece o 6º Congresso dos Municípios, produzido pela Associação Municiplaista de Pernambuco - AMUPE.
Ednado Peixoto (Jucati); Thatianne Macedo (Palmeirina); Expedito Nogueira (Calçado); Nivaldo Tirrí (Caetés); Beta Cadengue (Brejão),Douglas Duarte (Angelim) e Wilson Lima (São João) estavam presentes à reunião da Codeam. Todos apoiam o fechamento das prefeituras, como sinal de protesto

Enquanto o evento na capital era aberto com as presenças da Governadora e Vice, Raquel Lyra e Priscila Krause, respectivamente, além de parlamentares e prefeitos de todo o estado, uma reunião menor mas nem por isso menos representativa estava em andamento em Garanhuns, na sede da Codeam.

Além do presidente daquela instituição municipalista e prefeito de Calçado, Expedito Nogueira, o ato contou com as presenças da Prefeita de Palmeirina e vice-presidente do órgão, Dra.Thatianne Macedo; do Prefeito de Jucati, Ednaldo Peixoto; da Prefeita de Brejão, Beta Cadengue; Prefeito de São João, Wilson Lima; do Prefeito de Angelim, Douglas Duarte; do Prefeito de Caetés, Nivaldo Tirrí; da ex-prefeita e secretária executiva da Codeam, Neide Reino; do Advogado Dr. Luciclaúdio Góis, além de representações da imprensa regional e diretores do órgãos municipalistas regionais.

Na oportunidade entre muitas opiniões os prefeitos chegaram ao consenso de, em razão da grave crise financeira que assola os entes municipais, acatar a sugestão dada pela Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE -, de paralisação das atividades das prefeituras de Pernambuco neste dia 30 de Agosto, próxima quarta-feira.

A medida valerá para todos os setores, com exceção dos serviços essenciais, a exemplo dos órgãos de saúde. Alguns gestores defenderam a possibilidade do fechamento dos órgãos municipais durante dois dias, no entanto decidiram com maioria pela paralisação por 24 horas, para que a população não fosse ainda mais penalizada.

Segudo o presidente da Codeam e Prefeito de Calçado, Expedito Nogueira (foto), "Através da decisão dos nossos prefeitos associados, presentes neste ato, seguiremos a recomendação do fechamento como alerta. Estamos combinando também uma viagem à Brasilia, para que tenhamos respostas mais concretas do Governo federal para esta causa!".

Já na leitura do advogado Luciclaudio Góis, também presente na reunião, após a decisão dos gestores pelo fechamento, deve ser emitido pelas gestões um Decreto Municipal, documento que resguardaria os prefeitos de possíveis sanções futuras pela paralisação das atividades, com desdobramentos imprevisíveis.


 
 
 

Comments


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

© 2023 por DAMANU Comunicação Integrada

CNPJ Nº 35.702.925/0001-69 

bottom of page