top of page

É permitida a transcrição total ou parcial das matérias deste blog, DESDE QUE CITADA A FONTE

Banner_site_novos_planos.png
GVP-0040-24_INFORMES-REGULARES-JUNHO_RMR_728X90.gif
Cabeçalho Blog Marcelo Jorge Okay.jpg

Com Índice de 87,36%, único na região, município de Brejão é premiado com Selo Ouro em Transparência

Com o objetivo de examinar o nível de transparência ativa nos sites institucionais do Poder Público, foi realizado pelo Sistema Tribunais de Contas no período de maio a novembro/2022, o levantamento nacional da transparência que alcançou cerca de 8.000 portais públicos, englobando a União, 26 Estados, o Distrito Federal e 4.191 Municípios.

O objeto da avaliação foi a transparência ativa – isto é, aquela por meio da qual se disponibilizam dados de forma espontânea, independentemente de solicitação – materializada nos portais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como dos Tribunais de Contas, do Ministério Público e da Defensoria Pública, abrangendo a União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios do Brasil.

A transparência ativa é a disponibilização de informações públicas na Internet independentemente de solicitação. Após a análise dos técnicos dos Tribunais de Contas, cada portal foi classificado conforme o percentual de critérios atendidos. Os sites que atenderem a 75% dos critérios estão recebendo um "Selo de Transparência" (Diamante, Ouro ou Prata).

Com a publicação do resultado final, está sendo concedido ao município de Brejão, localizado no agreste de Pernambuco, o "Selo de Qualidade em Transparência Pública". Com essa titulação, Brejão é um dos únicos municípios do agreste pernambucano que, após avaliação do Sites oficial e do Portal de Transparência realizado pelo Tribunal de Contas do Estado no exercício de 2022, obteve a maior pontuação, colocando a gestão como uma das mais transparentes do Estado. Brejão obteve um total de 87,36% de aprovação, número considerado expressivo pelos órgãos que realizaram a medição.

Para a Prefeita de Brejão, Beta Cadengue (PSB) “Trata-se de um motivo para celebração, um privilégio que poucos municípios no Brasil tiveram, de serem transparentes na gestão, em uma avaliação técnica realizada por Tribunais de Contas. Essa premiação nos estimula a continuar buscando o aprimoramento na nossa administração, cujo foco principal sempre foi o de suprir as demandas da nossa população, e tudo de forma muito clara, transparente!”

0 comentário

Comments


bottom of page