equipe enxuta, conhecedora de suas funções e sem as tradicionais amarras políticas, a administração da primeira governadora eleita pelo estado causou boa impressão na população
Apesar da cobrança constantes de alguns setores da imprensa e principalmente do meio político de Pernambuco, a Governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) que tomará posse ao lado da sua vice, Priscila Krause (Cidadania) neste domingo 1º de Janeiro, usou o seu próprio tempo e conseguiu juntar além de um forte time de auxiliares, uma verdadeira seleção de bons nomes técnicos para o primeiro escalão da gestão estadual que deverão lhe acompanhar na resolução do emaranhado de problemas que certamente encontrará já nos primeiros momentos de Governo, herdados da gestão que deixa o Palácio.
Apesar de existirem alguns setores e equipamentos públicos que vem funcionando de forma regular, uma mudança de Governo exige um olhar atento nos mais diversos segmentos que movem a máquina e regem o dia a dia da população como a Saúde, a Educação, a Segurança Pública, a Infraestrutura e as Finanças como um todo, que compreendem áreas não menos importantes como o turismo, a agricultura e o meio ambiente só para citar algumas.
Optando por um secretariado misto e sem influências políticas partidárias, destacado em grande parte por mulheres, oriundas das mais diversas áreas técnicas e que ocuparão quase metade dos cargos de auxiliares diretos, Raquel demonstra a coerência do seu discurso, quando afirmou em vários momentos que o sexo feminino teria sob sua gestão, papel relevante no desenvolvimento do estado.
Em muitos desses discursos, além de Priscila, acompanhava Raquel a atual deputada estadual eleita e também diplomada, Débora Almeida (PSDB). Isso aconteceu por exemplo em um evento voltado às pernambucanas realizado no Hotel Orange (foto) na Ilha de Itamaracá, em 08 de Abril, a ainda candidata Raquel falou para um grande público e na oportunidade expôs exatamente essa necessidade de um olhar feminino mais apurado, sem no entanto esquecer a totalidade e pluralidade do estado.
Já em sua fala no dia 12 de Maio em Paulista, durante o evento “Mulher que faz” organizado pela prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, Raquel destacou esse compromisso: “O que a gente fez em Caruaru, por levar o nosso trabalho para além da cidade, eu sei que eu tenho como fazer muito mais por Pernambuco. Construímos uma maternidade com mais de 60 leitos, criamos cursos de qualificação profissional para as mulheres e ampliamos as vagas de creche. É a mulher que está na ponta, cuidando da família e será sempre prioridade”.
A governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) toma posse, neste domingo (1º) como a primeira mulher a comandar o governo de Pernambuco na história do estado. A cerimônia acontece a partir das 15h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Recife. Na ocasião, também é empossada Priscila Krause (Cidadania) como vice-governadora estadual.
SELEÇÃO DE RAQUEL LYRA PARA GOVERNAR PERNAMBUCO
- Procuradoria Geral do Estado: Bianca Teixeira
- Secretaria de Defesa Social: Delegada Carla Patrícia Cunha
- Secretaria de Cultura: Silverio Pessoa
- Secretaria de Turismo e Lazer: Daniel Coelho
- Presidente da Empetur: Eduardo Loyo
- Secretaria da Mulher: Regina Célia Barbosa
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação: Simone Benevides.
- Secretaria de Comunicação: Rodolfo C. Pinto
- Secretaria Executiva de Imprensa: Daniella Brito Alves
- Secretaria de Saúde: Zilda Cavalcanti Paligeri
- Secretaria de Educação e Esportes: Ivaneide Farias Dantas
- Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas:
Carolina Cabral
- Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha: Ana Luiza Ferreira
- Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento: José Almir Cirilo
- Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura: Evandro Avelar
- Chefia de Gabinete: Eduardo Vieira Sousa
- Secretaria de Administração: Ana Maraíza
- Secretaria da Fazenda: Wilson José de Paula
- Secretaria da Casa Civil: Túlio Vilaça
- Secretário-executivo da Casa Civil: Arthur Neves
- Secretário-executivo da Casa Civil: Rubens Júnior
- Secretário-executivo da Casa Civil: Igor Cadena
- Assessoria Especial: Fernando Holanda
- Controladoria-Geral do Estado: Érika Lacet
- Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional: Fabrício
Marques Santos
- Secretaria de Justiça e Direitos Humanos: Lucinha Mota
- Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo: Amanda Aires
- Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação: Mauricélia Vidal
- Administração de Fernando de Noronha: Thallyta Figueirôa.
- Projetos Estratégicos: Diogo Bezerra
- Secretaria Executiva de Comunicação: Manoel Medeiros Neto
Comentarios