Pernambuco chega ao fim de 2023 contabilizando o maior volume de empréstimos para a realização de grandes obras e investimentos dos últimos dez anos. A gestão estadual assegurou, este ano, três bilhões e quatrocentos milhões de reais em operações de crédito.
O montante é 50% superior à soma dos recursos de empréstimos contratados na última década no estado e foi viabilizado graças à articulação da gestão estadual com o Governo Federal.
Para garantir os recursos, a governadora Raquel Lyra (PSDB) participou de diversas reuniões tanto no Recife quanto em Brasília. De janeiro a dezembro, a Chefe do Executivo estadual foi 28 vezes à capital federal para fortalecer parcerias em benefício dos pernambucanos.
Dos três bilhões quatrocentos milhões de reais, oitocentos milhões de reais já ingressaram nas contas do estado e o restante está pronto para ser repassado. No projeto de lei orçamentária de 2024, proposto pela governadora Raquel Lyra e já aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE). Os valores vão beneficiar obras em áreas como: saúde, malha rodoviária, segurança pública, ressocialização, infraestrutura e urbanização, além de levar segurança hídrica para vários municípios pernambucanos.
Com informações da jornalista Élida Freitas, da Agência Rádio SEI de notícias
Comments