https://d1uzdx1j6g4d0a.cloudfront.net/players/topo/18/62916?identifier=www.radiobrasilnordeste.com&source=1377
 
MARCELO JORGE - BANNER SEGURANÇA-728X90PX.png
CARD GRANJA ALMEIDA MAI2022.png

É permitida a transcrição total ou parcial das matérias deste blog, DESDE QUE CITADA A FONTE

DÉBORA E RAQUEL: Semelhanças que selaram a amizade no passado e presente, podem se cruzar no futuro

Atualizado: 1 de nov. de 2021

As duas mulheres que representam bem o universo feminino na política do Agreste e de Pernambuco tem mais similitudes na vida pessoal e carreira política do que muita gente imagina.
Raquel Lyra e Débora Almeida (Foto: Roberto Pereira Jr)
Ambas nasceram no mesmo ano.
As duas tem formação em Direito e sólida carreira pública como concursadas neste setor. Cada uma tem 02 filhos e ambas foram prefeitas em duas gestões (Raquel ainda é) com altas e positivas avaliações em seus municípios. Ambas tem pais empresários e ex-políticos. Ambas foram reconhecidas em premiações internacionais. As duas compõem a rede de lideranças RAPS- Rede de Ação Política pela Sustentabilidade

Ambas pertenceram ao PSB (Débora AINDA pertence...)
Ambas foram desprestigiadas pelo PSB...
Raquel Lyra esteve em São Bento do Una nesta sexta (29/10) - Imagem: TV SBUna

Descontente com o PSB e prestes a filiar-se a uma nova legenda após ter tido sua fidelidade partidária e liderança ignoradas pelos caciques socialistas, partido ao qual serviu por quase dez anos, a ex-prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, apesar de ainda filiada à sigla inicial, começa a receber acenos de diversas outras que desejam ter uma das mais atuantes ex-gestoras de Pernambuco nos seus quadros. Com as portas abertas entre as legendas está o Partido Progressista (PP), liderado pelo Deputado Federal Eduardo da Fonte.

E nesta última sexta-feira de Outubro (29), mais um gesto político foi acompanhado pelos analistas atentos da região: Uma comitiva liderada pela Prefeita de Caruaru e Presidente Estadual do PSDB, Raquel Lyra, possível pré-candidata ao Governo de Pernambuco em 2022, 'desembarcou' em São Bento do Una e não por acaso foi recebida pela ex-gestora Débora, seu pai Zé Almeida e seus aliados locais, em clima de convenção.

Entre estes líderes estava o ex-senador e ex-ministro Armando Monteiro Neto, hoje filiado tambe´m recentemente à Social Democracia.

Na sua fala à imprensa saobentense, na agenda denominada 'Levanta Pernambuco' , Raquel disse que 'Débora faz muito bem à politica' e revelou que tem a ex gestora como referência em diversas ações de políticas públicas, dando aval de que sua ex-colega seria uma boa representante da região na ALEPE.

À época, em entrevista ao jornalista João Alberto, o pai de Raquel, João Lyra Neto chegou a declarar: “Nós não optamos sair. Nós fomos expulsos do PSB”,


Com sua possível e já irreversível saída do PSB, abre-se uma possibilidade da ex-prefeita Débora mais uma vez cruzar os caminhos políticos de Raquel e vice-versa, sob a mesma legenda, já em 2022.


RAQUEL LYRA

Filha do ex-prefeito, ex-deputado e ex-governador de Pernamhuco, João Lyra Neto, Raquel é formada em Direito com pós-graduação em Direito Econômico e de Empresas.

Em 2002, assumiu o cargo de delegada da Polícia Federal, onde permaneceu até 2005.

Nesse mesmo ano, foi aprovada para a Procuradoria Geral do Estado.

De 2007 a 2010, foi chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos.

Em 2010 foi a mulher mais bem votada do estado e de Caruaru. No segundo mandato de Campos, foi Secretária da Criança e da Juventude e, em 2014, teve a terceira maior votação do estado para deputada estadual.

Mesmo comandando à época o PSB em Caruaru, o partido decidiu não apoiar seu projeto político em concorrer à prefeitura local em 2016, a preterindo em favor do seu colega de partido Jorge Gomes, vice prefeito naquele período. A partir dai, Raquel deixou o PSB sendo acolhida pelo PSDB, legenda pela qual saiu vitoriosa naquele pleito.

QUANDO A HISTÓRIA DE AMBAS SE CRUZARAM

Raquel foi deputada estadual pelo PSB, representando entre outros municípios, São Bento do Uma, já governado por Débora Almeida, à época no mesmo partido. Após convivência harmoniosa na vida pública, tornaram-se também colegas na Rede de Ação Política pela Sustentabilidade - RAPS, uma organização apartidária criada em 2012 com a missão de contribuir para a melhoria da democracia e do processo político brasileiro e de disseminar o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável na política institucional.


DÉBORA ALMEIDA

Filha do empresário e duas vezes vice-prefeito de São Bento do Una, José de Almeida, fundador e até hoje ativo gestor das Granjas Almeida, Débora tem sua formação construída do ensino fundamental ao médio em escola pública. Ela teve seu Bacharelado em Direito concluído em Julho de 2002. Após conclusão do Curso, obteve uma nota 10 na prova de Direito Penal, à época, na segunda fase no exame da OAB. Talvez prevendo os desafios que enfrentaria no futuro - o que se concretizou - ainda fez um MBA em Gestão Empresarial.


Através de Concurso Público, Débora Almeida ingressou em Janeiro de 2005 na função de Procuradora Federal (atividade que nunca abandonou, mesmo quando prefeita em dois mandatos, tendo à época aberto mão do seu salário como Prefeita, mantendo-se remunerada por sua atividade de formação).

Sua admiração pelo pai, Zé Almeida, a fez acompanhar o seu mandato de vice-prefeito e a partir daí em contato com a população, começou a nascer seu desejo em poder doar parte do seu tempo às demandas da sua gente, sendo em 2012 eleita prefeita, com expressivos 60.04% dos votos válidos, não decepcionando a população.

Em entrevista recente ao já renomado Podcast 'Tá Topado' - Lajedo | PE

Débora imprimiu um estilo de gestão moderna, marcada pelos investimentos na saúde, ênfase na educação, sem descuidar da economia e apoio à cultura com o fortalecimento e crescimento do evento “Corrida da Galinha” além da criação de um outro forte evento ligado a avicultura e atenção maior aos artistas locais.

Ela ainda possibilitou a ampliação da área de festividades, retirando a grande manifestação cultural do centro da cidade, juntamente com a Feira da Avicultura e otimizando-a no Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo, na Zona Rural do município, desobstruindo as ruas centrais, melhorando assim a mobilidade urbana e reduzindo a poluição sonora no centro comercial.

Durante seu período como prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida ainda desempenhou o cargo de 'Secretária da Mulher', na AMUPE, Associação Municipalista de Pernambuco.
RECONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO

Em uma ação inovadora conduzida pela prefeita Débora Almeida, a implantação do Programa 'Estou Presente Professor' foi um dos cinco projetos vencedores do Prêmio MuniCiência, da Confederação Nacional dos Municípios - CNM.


Com este projeto, o índice de evasão escolar em São Bento do Una foi reduzido de 17,8% em 2004, para 0,27% em 2017.

A certificação foi recebida à época pela então Prefeita Débora Almeida (foto). Desta forma, São Bento do Una foi o único munícipio pernambucano entre os finalistas do Prêmio, até então inédito. Em 2012, o Programa tornou-se politica pública no município.

Pouco tempo antes de deixar a administração, ao final do seu mandato, Débora mantinha cerca de 75% de aprovação popular, entre 'Ótimo', 'Bom' e 'Regular'.

0 comentário