https://d1uzdx1j6g4d0a.cloudfront.net/players/topo/18/62916?identifier=www.radiobrasilnordeste.com&source=1377 Desligamento de municípios do Consórcio CODEAM pode ser início de ‘fogo amigo’ do Palácio e do PSB
top of page

É permitida a transcrição total ou parcial das matérias deste blog, DESDE QUE CITADA A FONTE

Banner_site_novos_planos.png
GOV_0040_24_GOV-PE-SOUBESSE-NAO-PROGRAMATICA-728X90_PE015 (2).gif
Cabeçalho Blog Marcelo Jorge Okay.jpg

Desligamento de municípios do Consórcio CODEAM pode ser início de ‘fogo amigo’ do Palácio e do PSB

Atualizado: 11 de jan. de 2022

A saída dos municípios de Saloá e Bom Conselho do bloco de filiados à entidade municipalista sediada em Garanhuns, demonstra que a política de 2022 não está para brincadeira e que existem 'ciúmes políticos' e ruídos dentro do PSB

Eleito para administrar a Comissão do Desenvolvimento do Agreste Meridional – CODEAM no biênio 2020/2021, Sivaldo Albino (PSB), que acumula a função com a de Prefeito de Garanhuns, não vem tendo um segundo de paz. Nem lá e nem cá.

A sua decisão de indicar e nomear seu filho Cayo Albino para Secretaria Geral da entidade que congrega(va) cerca de 29 municípios do Agreste Meridional, para logo na sequência pré-lançá-lo candidato a deputado estadual, vem gerando uma visível insatisfação por parte de prefeitos associados e ao que parece, também dentro do Governo do Estado.

Diferentemente da sua antecessora e ex-prefeita de Capoeiras Neide Reino, que de forma competente e conciliadora, deu um ritmo mais ágil à CODEAM, criando novos espaços de convivência, sendo eficiente interlocutora, evitando polêmicas e oportunizando diversos cursos para servidores da região, dentre estes os treinamentos do TCE-PE, ao que parece a atual gestão não conseguiu angariar a simpatia dos gestores atuais naquela Comissão que o escolheram.


HISTÓRIA E MISSÃO DA CODEAM

Além da socialista capoeirense citada acima, gestões anteriores daquele consórcio como as dos ex-prefeitos de Palmeirina Eudson Catão; de Itaíba, Leonardo Martins; e de Jupi, Celina Brito entre outras, deixaram suas impressões e ajudaram a construir a história do órgão que se aproxima dos seus 54 anos de existência e nasceu por iniciativa do Bispo Diocesano Dom Milton Correia Pereira e com apoio do 71º BIMtz, instalado oficialmente no dia 05 de Junho de 1969 e tem (ou teria que ter) como papel fundamental, a exemplo de entidades de expressão Estadual e Nacional nas quais se inspira, como AMUPEAssociação Municipalista de Pernambuco e em nível nacional a CNMConfederação Nacional dos Municípios, a nobre (e difícil) missão de integrar municípios desta região do Agreste Meridional, através de ferramentas de gestão e um consórcio para mútua cooperação, auxiliando os gestores no suprimento de diversas demandas municipais.


POLÍTICA NA CODEAM

O fato é que a assunção do cargo de Secretário Geral da CODEAM pelo filho do prefeito de Garanhuns, (sem no entanto estendermos comentários à competência do jovem advogado, atribuição esta daqueles associados), juntamente com sua indicação para possivelmente concorrer ao cargo de deputado, começou a causar um desconforto político e levantar um ciúme ainda maior do que o existente entre casais: O CIÚME POLÍTICO. Já no Dia do Trabalhador, 1º de maio de 2021, um outro fato também começou a acender a luz de alerta entre os prefeitos: O presidente Sivaldo Albino convidou diversos prefeitos associados para receberem no auditório da Comissão seu já declarado pré-candidato a Federal, Deputado Felipe Carreras (PSB). Albino era sabedor no entanto que os presentes, em sua maioria, já tinham vínculos com outros parlamentares federais.

O evento, mesmo com a boa vontade do parlamentar Carreras, não deixou de ser um constrangimento para os prefeitos.

TOMADA DE POSIÇÕES PARA 2022

Já a partir do instante que o nome do filho do prefeito de Garanhuns passou a ser visto por alguns prefeitos da região como uma tentativa de imposição por parte da presidência da CODEAM à independência destes e por seus deputados estaduais como uma ameaça a hegemonia das suas bases eleitorais, vieram à tona as insatisfações dos gestores associados, à princípio de forma velada.


Aliado a tudo isso, o Palácio do Campo das Princesas já havia desde o ano anterior orientado gestores socialistas do agreste a apoiarem o nome do ex-prefeito de Bom Conselho, Dannilo Godoy (PSB) como preferencial das hostes socialistas a um dos cobiçados cargos na ALEPE em 2022. Desta forma, o pré-lançamento do nome de Cayo Albino não foi recebido com fogos e champagne pela legenda e muito menos pelo vice-presidente da sigla e Governador Paulo Câmara.


Aliás, não é coincidência que os dois primeiros municípios a informarem e solicitarem os seus desligamentos da CODEAM (documentos abaixo) são exatamente Bom Conselho, terra que elegeu Dannilo Godoy como prefeito em dois mandatos (único até hoje reeleito na história da Terra de Papacaça) jovem e simpático gestor que teve o mérito de apoiar e ajudar a eleger o atual Prefeito João Lucas (PSB) e o outro município que deixa o Consórcio, Saloá, terra administrada por Júnior de Rivaldo (MDB), 'cria política' do amigo pessoal de Dannilo e também ex-prefeito saloanese Ricardo Alves (MDB), figura emblemática ainda muito forte na política regional. (Clique na seta para ver segundo documento)

Adversários de Sivaldo e fontes do Governo do Estado dizem que outras prefeituras da região devem também acompanhar estes pioneiros, deixando de congregar na entidade, dentre estas Paranatama.

É isso: O atual presidente da CODEAM mexeu com o que estava quieto, que era a ausência de política partidária explícita naquela entidade.
0 comentário
bottom of page