https://d1uzdx1j6g4d0a.cloudfront.net/players/topo/18/62916?identifier=www.radiobrasilnordeste.com&source=1377
 
MARCELO JORGE - BANNER SEGURANÇA-728X90PX.png
CARD GRANJA ALMEIDA MAI2022.png

É permitida a transcrição total ou parcial das matérias deste blog, DESDE QUE CITADA A FONTE

ELEIÇÕES 2022: Cena política em Pernambuco começa a ser desenhada, mas ainda não passa de rascunho

As mais recentes informações de que o candidato do PSB a Governador seja mesmo o Deputado Federal Danilo Cabral, ainda necessitam de maior profundidade, já que a própria legenda ainda não se pronunciou abertamente.

Por Marcelo Jorge

Preparem as bandeiras, torcidas e títulos eleitorais. A bola vai rolar na política em todo o país.
Em Pernambuco os times (e seleções) já se preparam.

A oposição vem se movimentando por todo o Estado em clima de pré-campanha, atos permitidos pela legislação eleitoral, desde que não haja pedido explícito de votos. Aliados e correligionários de Raquel Lyra, Prefeita de Caruaru e Presidente Estadual do PSDB, no entanto, vem sendo inquiridos de maneira enfática sobre quando a gestora tucana deve de fato assumir que é pré-candidata ao maior cargo político do estado.


RAQUEL & ANDERSON

Foto: Rômulo Chico/DP

No entanto, uma análise mais apurada de quem vem acompanhando inclusive a presença constante do também prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, presidente estadual do PL nas movimentações do ‘Levanta Pernambuco’ pode perceber que o grupo já se decidiu, mas vem buscando através do escutas junto à população e lideranças pernambucanas um nome de consenso que deva assumir a cabeça de chapa para enfrentar o candidato do Palácio.

Esta seria uma forma de demonstrar, desde já, que as decisões dos opositores ao Governo Paulo Câmara (PSB) se dão de forma democrática, sem imposições de qualquer natureza, contrapondo-se ao que se conhece entre os Socialistas.

MIGUEL COELHO

Por outro lado – ou melhor, paralelamente em razão de também representar uma oposição -, Miguel Coelho (DEM), jovem prefeito de Petrolina, com aprovação da gestão de 88% entre os petrolinenses de acordo com o IPESPE e também pré-candidato em carreira solo, semelhantemente a Raquel e Anderson vem ocupando importantes espaços no estado.

A partir de um discurso inaugurado na sua filiação ao Democratas e que vem se tornando mais ácido, com petardos que atingem diretamente o Governo Estadual, Miguel tem no seu pai, Senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) - que inclusive esteve neste início de semana no agreste-, um dos mais eficientes articuladores da política no Senado, no Estado, no país e óbvio, da sua pré-candidatura.

DANILO CABRAL ?

No Palácio, o aprofundamento das conversas e amarrações para repetição da aliança com o PT através da federação, tendo o ex-presidente Lula como trunfo, também parece ser os aprontos finais para o time do PSB botar sua equipe em campo, em um jogo de muitas emoções, caneladas e faltas, que deve ocorrer em dois tempos mas sem empates e portanto, com apenas um vencedor.

O Deputado Danilo Cabral vem sendo o nome da vez e pode se consolidar como 'ungido' pela Frente Popular. A costura com o PT, por sua vez, talvez resulte na indicação da vice, a Deputada Estadual Tereza Leitão, petista histórica.

A princípio, nenhum dos times deu ares de que podem ou irão nacionalizar o discurso, mas com a extrema polarização vivenciada, não tem como se fugir do debate presidencialista e seus desdobramentos.

No estado, espera-se que a torcida dessa importante partida que será definida nas eleições, manifeste-se acertadamente nas urnas, para a vitória de cada um pernambucano.


0 comentário