top of page

É permitida a transcrição total ou parcial das matérias deste blog, DESDE QUE CITADA A FONTE

Banner_site_novos_planos.png
GVP-0040-24_INFORMES-REGULARES-JULHO_RMR_728X90 (3).gif
Cabeçalho Blog Marcelo Jorge Okay.jpg

Em entrevista à Globo Nordeste, RAQUEL LYRA detalha ações presentes e futuras do seu Governo

A entrevista foi concedida na manhã desta segunda-feira (04), à apresentadora Clarissa Góes dentro do programa 'Bom Dia Pernambuco'. A gestora, que vem encabeçando o Programa 'Ouvir para mudar', iniciado no Sertão do estado, foi sabatinada acerca de diversos aspectos da sua gestão iniciada há 08 meses
Reprodução: Rede Globo Nordeste

Após uma intensa agenda programada para cobrir todo o Estado de Pernambuco e iniciada no sertão, a Governadora Raquel Lyra (PSDB) vice governadora Priscila Krause e toda a equipe de Governo, começaram a percorrer as regiões em busca de escutar a população para construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

Foto: Janaína Pepeu (Secom)

O programa “Ouvir para mudar” iniciado em Petrolina, tem a pretensão de, como o nome sugere, escutar as principais demandas da população pernambucana e com isso gerar ações mais pontuais, já que apesar dos problemas serem semelhantes, existe a necessidade de adequação ás peculiaridades regionais.

De passagem por Salgueiro, por exemplo, a governadora anunciou a restauração da PE-483, trecho que liga a BR-232 ao distrito de Umãs. A previsão é de que a obra contemple cerca de 13 quilômetros, a partir de um custeio de aproximadamente R$ 21 milhões de reais. A ordem de serviço deve ser assinada já nos próximos dias.

Durante a entrevista ao Programa Bom ‘Dia Pernambuco’, produzido pela Rede Globo Nordeste e discorrendo sobre temas como segurança, educação, saúde, mobilidade e aspectos mais amplos do seu Governo, Raquel Lyra detalhou o que conseguiu e o que ainda pretende conseguir para viabilizar de forma mais célere as ações de interesse público.

Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco
Inicialmente, ela lamentou o incêndio ocorrido na manhã deste domingo (03) e que destruiu grande parte do Mercado da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife (foto). Raquel revelou que ao tomar conhecimento do sinistro, ligou para o prefeito João Campos (PSB) e colocou o Governo do Estado à disposição para colaborar com a recuperação do equipamento e socorro aos comerciantes prejudicados. Cerca de dez boxes foram completamente destruídos no local.

Um dos pontos reforçados por Raquel foi também a questão da violência contra a mulher. Ela garantiu que a meta é fortalecer a estrutura social dessas mulheres vítimas de violência, ofertando acolhimento, mas principalmente no aspecto estrutural, para que as mesmas possam desenvolver uma situação financeira que as torne independentes, levando em conta que a maioria tem filhos e responsabilidades a cumprir. Um maior controle das finanças visa dar maior autonomia perante a condução da sua vida e um consequente afastamento do agressor, que na maioria das vezes é o companheiro com o qual mantém vínculos de dependência.

Lyra esclareceu que ainda não conseguiu realizar todos os pontos que foram prometidos em sua campanha, principalmente em razão de ter assumido o cargo sob as condições estipuladas ainda na administração anterior, já que a dotação orçamentária atual foi definida sob o governo do PSB, o que praticamente “engessa” sua gestão inicial, um fator que segundo ela deve mudar a partir de 2024, quando o governo trabalhar com orçamento próprio.

Assista matéria no link abaixo:


0 comentário

Comments


bottom of page