top of page

É permitida a transcrição total ou parcial das matérias deste blog, DESDE QUE CITADA A FONTE

Banner_site_novos_planos.png
GOV_0040_24_INFORMES-REGULARES-JUNHO_RMR_728X90 (1).gif
Cabeçalho Blog Marcelo Jorge Okay.jpg

Em noite emocionante, Brejão se despede de Dom Paulo Jackson, com Título de ‘Cidadão Honorário'

Por solicitação da prefeita Beta Cadengue a Câmara de Brejão concedeu o honroso título ao Religioso que, por determinação do Papa Francisco, assumirá a Arquidiocese de Olinda e Recife, no lugar de dom Fernando Saburido

Uma noite de alegrias, encontros e muita emoção foi registrada na noite desta terça-feira (25/6) durante o encerramento da Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, realizada na Comunidade do Sítio Arandu, em Brejão. A Capela de Nossa Senhora localizada no referido sítio esteve repleta de fiéis de diversas partes do município e autoridades locais, que participaram do belo momento de louvor e homenagem ao Bispo que está deixando a região após 23 anos à frente da Diocese de Garanhuns.

Atendendo uma solicitação da Prefeita Beta Cadengue, a Câmara de Vereadores de Brejão concedeu o título honorário de Brejão a Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa. O referido religioso teve papel importante na consolidação dos trabalhos eclesiásticos também naquela cidade e recentemente foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife, por determinação do Papa Francisco.

Feliz com a presença do Bispo, Beta enalteceu a sua presença durante estes anos, liderando os católicos da região: “Foi um privilégio para nós que fazemos a comunidade católica do agreste, termos sido pastoreados por Dom Paulo Jackson durante estes 08 anos. Um homem de Deus, que cumpriu esta honrosa missão com dedicação a amor aos seus liderados”.
A gestora acrescentou: “Desejamos um proveitoso ministério a Dom Paulo, que certamente cumprirá com zelo sua nova missão. E para que também permaneça nele e em nós esta ligação cristã, solicitei à Câmara de Vereadores a oferta do Título de Cidadão Brejaoense ao Bispo, no que fomos atendidos”

Presentes ao ato, além da Prefeita e seu Vice Saulo Maruim, os ex-prefeitos Sandoval Cadengue e Joseraldo Rodrigues, secretários municipais e os vereadores.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa nasceu em 17 de abril de 1969, em São José de Espinharas, na Diocese de Patos, Estado da Paraíba. Estudou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife (ITER), em Recife (PE), e Teologia no Seminário Arquidiocesano da Paraíba, em João Pessoa (PB). Em seguida, obteve o Mestrado em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico de Roma e o Doutorado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1993, sendo incardinado na Diocese de Patos.

O novo arcebispo de Olinda e Recife foi administrador paroquial de São Sebastião em Catingueira (PB), de São Pedro em Patos (PB), de Nossa Senhora das Dores em Mãe d'Água (PB) e de Nossa Senhora de Fátima em Patos (PB). Foi vigário paroquial de Nossa Senhora da Guia, pároco de Santo Antônio em Patos (PB) e de Nossa Senhora da Conceição em São Mamede (PB). Foi também reitor do seminário diocesano, coordenador diocesano de Pastoral, professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), vigário paroquial de São Geraldo e administrador paroquial do Senhor Bom Jesus do Horto, e secretário nacional da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB).

Em 20 de maio de 2015, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa foi nomeado Bispo de Garanhuns e recebeu a ordenação episcopal em 18 de julho seguinte.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi membro da Comissão Episcopal Pastoral de Animação Bíblico-Catequética, presidente do Conselho Regional do Nordeste 2 e atualmente é o 2º vice-presidente da CNBB.

0 comentário

Comments


bottom of page