Uma pesquisa no mínimo estranha: É assim que a oposição liderada pelo candidato a prefeito, Professor Adriano Campos (PSD) e parte da população terezinhense vem acompanhando o mais recente levantamento estatístico que aponta para vantagem dos governistas locais, encabeçada pelo empresário Arnóbio Gomes (Republicanos).
Segundo publicação no DP, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE 02168/2024.
SOMA DA PESQUISA SUPEROU OS 100%
O levantamento, realizado pelo Instituto Exatta Estratégia e Pesquisa, uma microempresa sediada em São Paulo e contratada pelo Diário de Pernambuco, mostra divergências na somatória inicialmente publicada (veja print acima) e curiosamente também o resultado no Cenário Espontâneo - quando o nome do candidato não é informado ao pesquisado - que apresentou resultado maior do que na Estimulada - quando os nomes dos candidatos são informados ao pesquisado -. Vamos aos números:
CENÁRIO ESPONTÂNEO
Arnóbio Gomes (Republicanos) - 62,1%
Professor Adriano Campos (PSD) - 37,9%
Brancos / Nulos - 2.33%
Não souberam/não opinaram: 10,67%
A totalização desses números, que deveria somar 100%, mostrou um percentual absurdo de 113%, o que definitivamente colocou em dúvidas o levantamento.
Para o candidato da oposição, Professor Adriano Campos, “Eu sou professor de matemática e quando vi os números dessa pseudo-pesquisa, reli várias vezes. Trata-se claramente de um trabalho de amadores e que, na nossa opinião, tenta manipular a inteligência do eleitor terezinhense. Definitivamente, não são esses números que vemos nas ruas, pois nossos atos eleitorais, ao lado dos nossos 10 candidatos à vereadores e vereadoras, além de aliados de todo o município, vem crescendo visivelmente e trazendo adesões diárias.” Adriano, que é filiado ao PSD, complementou: “Fica a pergunta no ar: qual dos dois resultados é o correto? Na nossa opinião, NENHUM! Nosso departamento jurídico está em ação e queremos respostas sobre essa aberração que chamaram de pesquisa!”
No município, que tem 6.513 habitantes e segundo o TSE 6.681 eleitores, o resultado da pesquisa, incluindo os números distorcidos, não reflete a realidade.
Após a divulgação, curiosamente a matéria no site do Diário de Pernambuco foi refeita, trazendo números diferentes dos publicados originalmente, inclusive com redução dos percentuais do candidato governista Arnóbio Gomes.
No site (veja abaixo) claramente se mostra a data e horário da postagem original (19/09/2024 as 05:10 e a atualização da mesma as 11:54, portanto 06 horas e 44 minutos depois). Inicialmente a matéria do DP também faz menção ao atual prefeito, o denominando de “professor”, título que não lhe cabe, já que o candidato da oposição é que além de vereador, traz essa titulação profissional.
Comentarios