A alegria de ver filhos nascendo na sua própria terra, não tem preço. Esta emoção vem sendo vivenciada com mais frequência em Paranatama, no Agreste pernambucano, a partir do trabalho realizado pelo Governo Municipal
Após uma longa espera, período no qual as grávidas de Paranatama e suas famílias já se preparavam próximo aos partos para deslocarem-se até Garanhuns ou outros centros com o objetivo de terem maior segurança no nascimento dos seus filhos, principalmente em cirurgias de risco, uma nova dinâmica na saúde municipal vem tranquilizando a população daquele simpático município de pouco mais de 11.600 habitantes, localizado a 250 quilômetros da capital.
Sob a direção de Bruno Thompson, o Hospital Municipal de Paranatama Antonio Xavier Sobrinho, surgiu no Governo do Prefeito Valmir do Leite. Antes, funcionava apenas como Posto de Saúde. A unidade vem se tornando referência médica na região.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Sr. Nilo Pimentel, o Hospital vem realizando cirurgias eletivas desde 2021, interrompidas apenas pelo período de pandemia do Covid-19, tem capacidade para a realização de 10 a 15 cirurgias de vesícula, hérnias, histerectomia e outras, por mês, conduzidas pela Equipe do Dr. Pedro Ferreira.
Já os partos, hoje são mais de 10 realizados com muita segurança e eficiência das equipes médicas comandadas pelos Doutores Molina e Yunatan. Estas atividades foram iniciadas antes da pandemia e também sofreram a paralisação no período mais agudo daquela crise vivenciada em todo o mundo.
Na opinião do prefeito Valmir, "Para os filhos de Paranatama, que podem nascer ao lado de suas casas e terem o registro de nascimento de legítimo paranatamense, fica a satisfação e a gratidão... Para as mães e familiares, a tranquilidade que uma boa ação pública pode proporcionar"
Fotos: divulgação/ASCOM Paranatama
Comments