• Marcelo Jorge

Empatia na pandemia: Comunidades carentes de Garanhuns são beneficiadas pela Associação Viva Brasil

Dezenas de famílias em situação de total vulnerabilidade social foram beneficiadas, em um dos momentos mais difíceis vivenciados pela população, em razão da pandemia e suas consequências.
Foto: Divulgação - Viva/Garanhuns

A Associação Viva Brasil realizou no último sábado (10), mais um ‘Dia de Solidariedade’ que acontece mensalmente no município de Garanhuns, agreste de Pernambuco. A ação contou com distribuição de kits contendo alimentos e itens de higiene pessoal beneficiando 75 famílias carentes.


A distribuição aconteceu em dois pontos fixos, um na Comunidade Madre Teresa, e outro na Liberdade. No entanto, famílias da área conhecida como ‘Invasão’ também são assistidas pela iniciativa. O trabalho solidário da associação surgiu em um momento em que a pandemia já trazia não só prejuízos para a saúde da população, mas também um impacto muito forte para as pessoas menos favorecidas.


A pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) constitui uma emergência de saúde pública de dimensão global, como declara a Organização Mundial de Saúde. E no caso do Brasil adensa ainda mais a crise política, econômica e social enfrentada.


No contexto de pandemia as desigualdades sociais no Brasil são enfatizadas, o surto de contaminação do COVID-19 escancara a fragilidade da garantia dos direitos sociais e a profundidade da crise socioeconômica.


“Nunca me senti tão agradecida pelo que Padre Gabriel, um grande incentivador do projeto, me proporcionou, e pelo que tive de oportunidades depois que o conheci. E hoje ajudando nessas ações, eu posso sentir o que ele sentia ao ajudar tanta gente”, falou Alcione Lima, 33 anos, conselheira fiscal do Viva.

“Receber a gratidão de uma pessoa que sequer tinha uma refeição na sua mesa, traz uma sensação de felicidade que é exatamente o maior exemplo que ele me deixou: ‘Ser feliz é fazer os outros felizes' '', concluiu.


O VIVA BRASIL – Intercâmbio e Experiências Socioculturais é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos, que tem como missão contribuir com o desenvolvimento humano e Social promovendo cidadania, tendo atualmente como parceiros financiadores, a Fundação Vamos Schipluiden, e as paróquias holandesas Pax Christi, na cidade de Woerden, e a Van Onze-Lieve-Vrouw van Sion, em Schipluiden. Além de Garanhuns, a associação também desenvolve trabalhos sociais em Campina Grande, na Paraíba.

---------------------------------------

Para mais informações:

Mateus Araújo - jornalista (assessoria de imprensa): 83 9 87010774

Alcione Lima - integrante da associação Viva/Garanhuns 81 9 9575-9523

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo