Após conversas internas, ao término das eleições do 1º turno, oposicionistas do município de Jupi, no agreste do estado, decidiram apoiar a candidata a governadora e ex-prefeita de Caruaru
Após uma campanha ‘olho no olho’ pelas feiras, ruas, sítios e povoados de Jupi, a ex-prefeita Celina Brito (Republicanos) e o empresário Jair Monteiro que compõem o grupo político oposicionista local, decidiram não mais seguir a candidata Marília Arraes (Solidariedade), como ocorreu no 1º turno das eleições 2022.
Segundo Celina, a decisão da oposição local em marchar ao lado de Raquel, levou em conta vários fatores. O estímulo dado pela deputada eleita Débora Almeida está dentre estes. Além disso, ocorreram alguns desencontros entre a candidata tucana ao governo e o grupo jupiense na fase inicial da campanha. Naquele momento já existia uma possibilidade do apoio que hoje se confirma. Ainda de acordo com a ex-gestora, em diversos encontros ocorridos entre ela e Raquel na correria da campanha, à exemplo da inauguração do Comitê de Débora Almeida em São Bento do Una, Raquel voltou a abordar a possibilidade de um apoio em Jupi. Já em um outro encontro, desta vez com a filha de Celina no mês de Julho durante o Festival de Inverno de Garanhuns, mais uma vez Raquel voltou a almejar uma conversa com os jupienses.
Para Celina Brito, que governou Jupi entre os anos de 2009 e 2016 e ainda presidiu a Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional – CODEAM – “Raquel tem preparo e capacidade administrativa. Desde a segunda-feira posterior ao final do 1º turno, nosso grupo, com algumas discordâncias o que é natural em um processo democrático, já firmou acordo pelo apoio à Raquel Lyra.” Na esfera federal, a ex-prefeita foi objetiva: ”O voto pra presidente é voto da liberdade de cada um jupiense. Até porque a esta altura, somente com dois candidatos, a população já tem seu candidato preferido. Nossa questão agora é com Pernambuco, com o agreste e suas necessidades!”
Para o grupo oposicionista, a questão da candidata Raquel Lyra ser do agreste influenciou na decisão da maioria, além de que ‘como gestora de Caruaru, ela sempre soube buscar e fazer bem feito seu papel.’ Descontraindo a conversa à nossa redação, Celina ainda se disse feliz pela possibilidade de duas mulheres (Raquel e sua vice, Priscila Krause) poderem chegar a comandar o governo de Pernambuco.
“Mulheres certamente são mais sensíveis e ponderadas e confiamos na competência das mulheres’ e emplacou “Lá não é o Palácio do Campo das Princesas? Pois elas, as princesas estão chegando!”
Raquel Lyra obteve 1.257 votos em Jupi. O grupo oposicionista, formado por Celina Brito, ex-prefeito Vavá Protásio, Branquinho, Zé Monteiro e Jair Monteiro e outras lideranças locais, foram responsáveis pela boa votação da candidata eleita a deputada estadual Débora Almeida (PSDB), que obteve 2.399 votos de opinião. Em todo o estado, Débora obteve 51.282 votos, sendo a primeira do seu partido.
Para Federal, o grupo conquistou 2.109 votos dos jupienses para o eleito, Silvio Costa Filho (Republicanos).
Fotos: Jr. Sousa/Nayara Acioli
Comments