VIA-PARQUE-728X90PX (1).png
CARD GRANJA ALMEIDA DEZ 2021.png
BANNER REI PRAIA.png

Ex-Prefeita DÉBORA ALMEIDA mostra-se preocupada com alta evasão escolar e seus reflexos no Agreste

Segundo levantamento da organização ‘Todos Pela Educação’ a evasão escolar de crianças e adolescente aumentou 171% na pandemia. Os números são refletidos com mais intensidade no interior do país.

Responsável por uma força tarefa formada por profissionais técnicos e um moderno plano educacional, a ex prefeita do município de São Bento do Una, Débora Ameida, conseguiu ampliar o alcance do seu governo ao mais remotos recantos do município entre os anos de 2013 e 2020. À época, a educação naquele município de 60.567 habitantes e localizado no agreste pernambucano, foi referência não apenas em nível regional, mas com premiação de relevância nacional. (Acima, inauguração da Escola Monica Braga, em Agosto de 2020)


EVASÃO ESCOLAR 2021

Os dados atuais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), que abrange os efeitos da pandemia, apresentaram um relatório final de que 244 mil crianças de 6 a 14 anos estavam fora da escola no segundo trimestre de 2021. Estes números são, segundo Débora, no mínimo preocupantes, pois representam um aumento de 171% em comparação a 2019, quando 90 mil crianças estavam fora da escola.

O mesmo levantamento também apontou que houve queda no percentual de pessoas da mesma faixa etária que estava matriculado no ensino fundamental ou médio. Enquanto em 2019, 99,0% estavam matriculados, em 2021, esse índice caiu para 96,2%, menor valor desde 2012.

Para alguns especialistas em educação, os dados são resultado do ensino remoto no país, que não teve respostas adequadas.

Para Débora Almeida, o que deve ser feito é trazer de volta os jovens que evadiram para as aulas presenciais. "É muito importante ir atrás delas no retorno às atividades presenciais para que voltem para o sistema educacional e sejam ajudados para que superem os desafios de aprendizado, que certamente surgirão. Nosso agreste precisa investir mais nesta pauta: educação".


COM DÉBORA PREFEITA, EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO BENTO DO UNA JÁ FOI PREMIADA EM NÍVEL NACIONAL

Débora recebe, em Brasilia, premiação referente a programa educacional em São Bento do Una (CNM)

Quando gestora de São Bento do Una, Débora que atualmente vem consolidando uma pré-candidatura à Deputada Estadual, teve suas atitudes pró educação e boas práticas premiada em nível nacional à exemplo do Prêmio MuniCiência 2019, um reconhecimento da CNM - Confederação Nacional dos Municípios - que reconheceu os resultados do programa Estou Presente Professor, iniciativa inovadora da gestão municipal de São Bento do Una que diminuiu o índice de evasão escolar de 18% para 0,25%.

À época, o programa passou a ser replicado em outros municípios brasileiros. O Estou Presente, Professor também registrou um aumento significativo na aprovação dos estudantes passando de 84% em 2012 para 91,7% em 2017. E a redução no número de reprovados passou de 12,8 % em 2012 para 8,2% em 2017.


Veja o vídeo com a ex-gestora, produzido à época pela CNM



0 comentário