Os anúncios feitos pelo Governo Federal, no oitavo mês da gestão tucana em Pernambuco, enumerando uma série de obras inseridas no PAC, devem transformar áreas críticas da administração de Raquel em um canteiro de obras e erguer sua avaliação perante a população.
Em meio a expectativa dos pernambucanos e a torcida contra dos opositores ao novo governo de Pernambuco, o anúncio do Programa de Aceleração do Crescimento, em sua 3ª edição e realizando nesta sexta-feira (11) no Rio de Janeiro pelo Presidente Lula, deu maior fôlego aos governistas pernambucanos e provavelmente deve, desde já gerar maior adesão dos que ainda tinham alguma dúvida sobre os encaminhamentos da gestão eleita pela maioria dos eleitores.
Na cerimônia de lançamento do PAC 3, foram anunciadas obras como a transnordestina, a adutora do agreste e barragens da Mata Sul. O novo PAC contempla ainda a construção e conclusão de obras paralisadas de moradias pelo programa ‘Minha casa, minha vida’. Ao todo, serão nove mil 996 unidades distribuídas em 142 municípios de Pernambuco.
Está garantida ainda a duplicação da BR-423, no trecho entre São Caetano e Lajedo, em uma extensão 80 km, no valor de R$ 287,4 milhões.
O anúncio é resultante da articulação e diálogo mantidos pela governadora Raquel Lyra junto ao Governo Federal que desde quando tomou posse vinha apresentando as demandas do estado como prioritárias.
No total deverão ser investidos em Pernambuco, 91 bilhões e 900 milhões de reais para atender aos eixos de abastecimento de água, transportes, infraestrutura urbana, moradia, entre outros serviços a serem realizados nos municípios pernambucanos. O montante resulta em mais de 600 ações, entre obras, equipamentos e projetos.
Nas suas Redes Sociais, a Vice Governadora Priscila Krause (Cidadania) destacou "O @governope está trabalhando para que nossa economia seja retomada e que mais oportunidades sejam criadas para todos os pernambucanos. Os investimentos do PAC, na ordem de R$ 91,9 bilhões, é fruto de um constante diálogo com empresas, com empreendedores, com municípios e, claro, com o @governodobrasil.
REPERCUSSÃO ALIADA
Nas suas mídias sociais, os três únicos - ao menos por enquanto - deputados estaduais eleitos pelo PSDB e coincidentemente ex-prefeitos do Agreste, celebraram a conquista do estado sob o governo tucano. Izaías Régis (Garanhuns); Débora Almeida (São Bento do Una) e Álvaro Porto (Canhotinho / Presidente da ALEPE) demonstraram satisfação e reiteraram a crença no Governo do estado, ao qual apoiaram desde o período eleitoral.
Na opinião da governadora, o anúncio é motivo de celebração pela conquista para o estado: “Obra no Porto de Suape com a conclusão da Refinaria Abreu e Lima, oportunidade de mais do que dobrar a sua capacidade de produção, gerando muito emprego; Obras como investimentos do Arco Metropolitano, junto com o Governo do Estado; O início do projeto da requalificação do Metrô do Recife; a conclusão da Transnordestina; obras na área de recursos hídricos para conclusão da Adutora do Agreste e projeto para sua segunda etapa e as tão sonhadas conclusões das barragens na Zona da Mata Sul”.
Empolgada, Raquel complementou: “Assim como a gente fez nesses primeiro sete meses, de muito planejamento, discussões bilaterais, diálogo entre nossas equipes do Governo do Estado e Governo Federal, a gente poder agora trabalhar pelas tão sonhadas obras, tirá-las do papel e coloca-las na vida do povo de Pernambuco!”
Comentarios