O falecimento da esposa do ex-prefeito Manoel Calado aconteceu neste sábado (03) em Garanhuns. O sepultamento ocorreu na manhã deste domingo (04), no Cemitério São Luiz, em Brejão, onde encontra-se sepultado também o ex-prefeito e seu marido.
Através do Decreto Municipal n° 016/2023, a prefeita do município de Brejão, no agreste de Pernambuco, Beta Cadengue (PSB) emitiu ‘Nota de Pesar’ alusiva ao falecimento da Sra. Maria de Barros Carvalho Calado.
Ela ocupou o cargo de primeira dama daquele município nos anos de 1969 a 1972, na gestão do marido, Manoel Barbosa Calado.
Segundo populares mais antigos de Brejão, ‘Dona Fandoca’, como ela popularmente e carinhosamente conhecida pelos brejonenses, teve um forte protagonismo durante a administração do Prefeito Manoel Calado, principalmente no setor da educação. À época, Dona Fandoca, chegou também a ser proprietária de uma escola particular de grande expressão no município.
A Prefeita de Brejão, Beta Cadengue, emitiu nas suas mídias sociais uma 'Nota de Pesar' acerca do passamento da ex-primeira Dama (Veja abaixo, transcrição integral do texto:
NOTA DE PESAR
É com profundo pesar que a Prefeita Elisabeth Barros de Santana lamenta o falecimento da Sra. Maria de Barros Carvalho Calado (Fandoca), ex-Primeira-Dama e esposa do ex-Prefeito Municipal de Brejão, o Senhor Manoel Calado, ocorrido neste último sábado (03/06/2023), na cidade de Garanhuns.
A ex-primeira-dama, deixou um legado de muito zelo e muita dedicação na área de Educação deste Município, sendo ainda hoje muito lembrada por vários cidadãos brejonenses.
Neste momento de dor e consternação, manifestamos nossas condolências e solidariedade à toda família enlutada, momento no qual nos solidarizamos com o respeito e a consideração devidos.
Brejão, 04 de Junho de 2023.
Elisabeth Barros de Santana - Prefeita do Município de Brejão.
Comments