https://d1uzdx1j6g4d0a.cloudfront.net/players/topo/18/62916?identifier=www.radiobrasilnordeste.com&source=1377
 
MARCELO JORGE - BANNER SEGURANÇA-728X90PX.png
CARD GRANJA ALMEIDA MAI2022.png

É permitida a transcrição total ou parcial das matérias deste blog, DESDE QUE CITADA A FONTE

IZAÍAS RÉGIS: Uma saudação justa ao 'Pai da Magia do Natal'

Todo evento tem uma origem, um nascedouro. Os homens públicos devem deixar suas marcas positivas, seus legados e uma história que justifique sua passagem no Poder Público e em benefício de uma população.

Andar pelas ruas de Garanhuns, no agreste pernambucano, nos meses finais do ano vem sendo desde 2013 uma forma de se resgatar os sonhos mágicos dos contos de fada e poder enxergar personagens cativantes e típicas do período natalino.

Mas essa magia só foi possível graças a visão empreendedora do ex-prefeito Izaías Régis, da sua companheira e esposa, Socorro e da sua filha Michelle Régis. Ao lado de uma equipe dedicada que se especializou em dar detalhes e vida a estas personagens que parecem ter saído dos contos da Disney, Garanhuns passou a colecionar um universo de cores e luzes, espalhadas nas principais avenidas, ruas, praças e Distritos do aconchegante município de 140 mil habitantes.

Mas, para produzir a ‘Magia’, não se fez mágica!

O planejamento das equipes já era iniciado após o desmonte da estrutura que sempre fez brilhar olhos e palpitar corações de milhares de visitantes presenciais e virtuais a cada Natal vivenciado, já que o evento tomou proporções nacionais e graças a Internet, visibilidade internacional.


NASCEDOURO DA MAGIA

Observando eventos natalinos no Brasil e no exterior, Izaías manifestou à sua equipe o desejo de reproduzir um evento único no Nordeste, mas com referências de todo o mundo.

O sonho de infância de Régis inclusive foi reproduzido na revista direcionada ao público infanto juvenil ‘A Magia do Natal’ (foto) produzida pelo escritor e jornalista Sandro de Moura, em 2019. Aos poucos, o que era sonho foi sendo assimilado e estimulado pelos garanhuenses e mais ainda admirado pelos visitantes.

A partir de 2013 se tornou possível enxergar nas ruas e praças durante os primeiros eventos ainda denominados de ‘Natal Luz’ personagens inusitados como bonecos de neve, biscoitos e doces, soldados de chumbo, embrulhos de presentes e tradição religiosa. Depois vieram os ursos polares, bonecas de pano e cabines telefônicas de Londres, casas na árvore, permeados entre modernos efeitos luminosos, árvore gigante, fonte luminosa adaptada, enfeites tradicionais e, lógico, uma personificação do Papai Noel em sua casa ou mesmo desfilando em um trenzinho pelas ruas da cidade emocionando crianças, adolescentes, jovens e adultos nos finais de tarde.

E o que não dizer então dos grandiosos shows musicais realizados defronte o histórico prédio da prefeitura? Iluminado e radiante, a construção inaugurada em maio de 1943 se transformava em palco para apresentação de emocionantes Corais Cristãos e onde também foram resgatados grandes nomes da música brasileira do passado, como o saudoso Agnaldo Timóteo, Joana, Guilherme Arantes, Joanna, Gilliard, The Fevers, Adilson Ramos, Fernando Mendes e Leonardo Sullivan, Altemar Dutra Júnior, Adilson Ramos, a, e as cantoras o lado de artistas contemporâneos, como Orquestra Super Oara, Andrea Amorim, Kiara Ribeiro e Amanda Back, unidos e se apresentando para públicos de todas as épocas em uma atmosfera intimista, como só aquele local possui.

No dia 23 de dezembro de 2016, de forma inusitada, no Palco Prefeitura se apresentou o projeto Natal Sanfonado, formado por mais de 20 artistas: Petrúcio Amorim, Rogério Rangel, Nádia Maia, Iráh Caldeira, Roberto Cruz, Andrezza Formiga, Dudu do Acordeon, André Macambira, Pecinho Amorim, Almir Rouche, César Amaral e Benil.

Nesse período, as imagens da já famosa ‘Magia do Natal de Garanhuns’ viajaram além fronteiras pelo país e fora dele. Dos Estados Unidos, foram percebidas pelas vistas atentas dos dirigentes da ‘TheCoca-Cola Company’ em Atlanta, na Geórgia, sede do mais famoso refrigerante do mundo, que prontamente acionaram seus executivos no Brasil e determinaram a inserção do município pernambucano no roteiro da ‘Caravana Coca-Cola’ que no mês final de cada ano de forma lúdica, percorre o país (Assista vídeo abaixo)


MAGIA DE SAUDADES

Um nome que marcou algumas edições do evento foi o da ex-Secretaria e saudosa amiga Neile Barros (in memoriam), - que inclusive merece uma justa homenagem na atual edição 2021 da Magia – e que ao lado da equipe, de Izaías e família dedicou-se de corpo e alma inclusive nas madrugadas, para que o evento estivesse irretocável para apreciação popular.

As gestões passam, mas os legados permanecem, afinal quem não governa com o coração, usa o fígado para isso...

Uma VIVA para Izaías Régis e equipe, que conseguiu com dedicação e esforço, transformar um Sonho em Magia!

Atualmente, sob nova administração, uma nova ‘Magia’ toma forma. Fica a torcida de cada garanhuense e pernambucano para que cores, ideologias, política e partidos não deformem a festa que todos aprendemos a amar como NOSSA e que prevaleça nesta e nas futuras edições do evento, não somente a utilização dos necessários e frios recursos públicos, mas o calor do sentimento que leva para as ruas da cidade o simbolismo real do nascimento do Filho de Deus, ponto mais forte da Cristandade.




Imagens: Divulgação

0 comentário