https://d1uzdx1j6g4d0a.cloudfront.net/players/topo/18/62916?identifier=www.radiobrasilnordeste.com&source=1377
top of page

É permitida a transcrição total ou parcial das matérias deste blog, DESDE QUE CITADA A FONTE

Banner_site_novos_planos.png
GOV_0040_24_INFORMES-REGULARES-MAIO-ASSISTENCIA-SOCIAL-728X90 (5).gif
Cabeçalho Blog Marcelo Jorge Okay.jpg

LUTO: Morreu empresário Cyro Ferreira da Costa

O empresário, considerado responsável pelo formato moderno adotado pela empresa criada por seu antepassado português, faleceu na tarde deste domingo, no Recife.

Nascido em Garanhuns e hoje expandido por várias capitais brasileiras e cidades nordestinas, o Home Center Ferreira Costa sempre foi uma empresa ética, referência no setor e motivo de orgulho para os pernambucanos.

Parte dessa construção física e de reputação, tem origem sob a gestão do empresário Cyro Ferreira da Costa. O terceiro descendente do português João Ferreira da Costa, nascido na freguesia de Campanhã, hoje um bairro da cidade do Porto, no Norte de Portugal tinha 92 anos de idade e faleceu na tarde deste domingo (26) no Recife.

Segundo extensa matéria publicada no site do Jornal do Comércio em Julho de 2021 (Leia aqui) "Cyro era considerado o responsável pelo novo modelo de negócios e de gestão que a tornaram a Ferreira Costa referência no setor no final do século passado".

Em Garanhuns, ponto de origem da empresa, "Seu" Cyro como era conhecido entre os funcionários, fornecedores e clientes, sempre foi uma referência de ética e seriedade. O empresário também foi um pioneiro na adoção práticas de sustentabilidade ambiental, comerciais e respeito aos colaboradores, adotadas bem antes do conceito de ESG (meio ambiente, social e governança, na sigla em inglês) começar a ser difundido no Brasil.

Recém chegado de viagem, Izaías Régis, deputado estadual e ex-prefeito de Garanhuns em duas ocasiões, que já foi funcionário da empresa e é amigo da família Ferreira Costa, lamentou o falecimento do empresário: "Hoje, Garanhuns, Pernambuco, o Nordeste e o Brasil, perderam um grande homem, um visionário, um empreendedor nato, um homem com valores firmes e que soube transmitir para os filhos com maestria". (veja print do perfil abaixo)

Pai dos empresários Guilherme e André, que atualmente dirigem a empresa, Cyro iniciou a organização da Ferreira Costa procurando incorporar na pequena loja de 300 m² o que fosse possível de modernização, mantendo a tradição de comércio, que se iniciou em 1884 com seu avô João Ferreira da Costa, que escolheu Garanhuns para se fixar após a construção da ferrovia que ligou a cidade ao Recife, no prolongamento do trecho Recife-Catende.

A ex-prefeita de São Bento do Una, no agreste, atual Deputada Estadual Débora Almeida e Líder do PSDB na Alepe, também publicou na tarde deste domingo um card nas suas mídias sociais, com sua manifestação de pesar em alusão à morte do empresário.

Na legenda, a parlamentar citou que "Sua morte é uma perda irreparável para a sociedade pernambucana" (Vide print)


A companhia, que está na quinta geração de comando e no mercado há quase 138 anos, chegou recentemente a Natal, capital do Rio Grande do Norte (RN) e planeja chegar também a Capital Federal, Brasília. A expansão faz parte de um projeto que visa operar 20 unidades nos próximos seis anos, quando chegará aos 140 anos.

NOTA DA FERREIRA COSTA

É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Cyro Ferreira da Costa, hoje à tarde, em sua casa ao lado de sua família. A dor é grande, mas fica a certeza de que ele deixou seu grande legado em vida. O Grupo Ferreira Costa agradece a todos as mensagens de apoio nesse momento de luto.


0 comentário

Comments


bottom of page