Marcelo Gouveia é reeleito presidente da Amupe em chapa conjunta com Pedro Freitas
- Marcelo Jorge
- 27 de fev.
- 2 min de leitura
Após costura de aliança, gestores dividirão o mandato na Associação: Gouveia fica no primeiro ano e Freitas assume na segunda metade

O ex-prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (Podemos), foi reeleito presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) para o biênio 2025-2026 em votação realizada nesta quinta-feira (27). O gestor foi escolhido por aclamação, uma vez que somente a chapa encabeçada por ele estava na disputa. O vice-presidente eleito é Pedro Freitas (PP), prefeito de Aliança.
O mandato de dois anos será dividido entre o presidente e o vice, assim como aconteceu na gestão passada. Isso significa que Gouveia ficará na presidência da Amupe até março de 2026, quando renunciará e passará o posto para Freitas, que ficará à frente do órgão até o final do mandato.
Essa divisão de mandato foi fundamental para a concretização da eleição desta quinta, já que Pedro Freitas também desejava disputar a presidência do órgão individualmente, iniciando uma disputa contra Gouveia. Depois de muitas articulações, os dois chegaram a um acordo e apresentaram a chapa conjunta.
O gesto repete o acordo realizado na gestão passada, quando Márcia Conrado (PT), prefeita de Serra Talhada, foi eleita presidente em 2023 e passou a presidência para Gouveia ao final do primeiro ano de gestão. Conrado, a propósito, ficou com a secretaria da Mulher da Amupe na nova diretoria.
O consenso também representa uma vitória para a governadora Raquel Lyra (PSDB), que tem Gouveia e Freias como aliados e trabalhou na costura do acordo entre eles.
Comments