https://d1uzdx1j6g4d0a.cloudfront.net/players/topo/18/62916?identifier=www.radiobrasilnordeste.com&source=1377 Meu encontro com o Mestre DUDA MENDONÇA em plena campanha presidencial de 2002
top of page

É permitida a transcrição total ou parcial das matérias deste blog, DESDE QUE CITADA A FONTE

Banner_site_novos_planos.png
GOV_0040_24_GOV-PE-SOUBESSE-NAO-PROGRAMATICA-728X90_PE015 (2).gif
Cabeçalho Blog Marcelo Jorge Okay.jpg

Meu encontro com o Mestre DUDA MENDONÇA em plena campanha presidencial de 2002

Como Consultor Político, sempre tive uma imensa admiração pelo profissional de comunicação que sabia colocar textos e palavras nos lugares certos para criar campanhas memoráveis.
Duda Mendonça me deixou um livro autografado após encontro em 2002, pouco antes da vitória de Lula

*Por Marcelo Jorge


Polêmicas à parte, o profissional de comunicação Duda Mendonça sempre exerceu um grande fascínio para os demais comunicadores, Brasil afora, a partir das década de 1990.

Foram muitas as técnicas vitoriosas utilizadas na produção e condução de suas campanhas, em tempos nos quais as ações e peças publicitárias utilizadas em uma campanha eleitoral ainda não eram alvos de tantas regulamentações e leis e ainda se podia desenvolver a criatividade plena para amenizar o assunto sempre tão pesado, como o universo político.

Duda Mendonça foi um dos grandes nomes da geração dos Marketeiros que teve seu apogeu nas décadas de 1990 e 2000, na era das campanhas de TV. Sempre foi lembrado na defesa deste modelo registrado na história das eleições brasileiras. (Aurízio Freitas - ABCOP/CE)

Duda não era publicitário de formação, - como a maioria dos bons publicitários brasileiros não o são, em razão da desregulamentação profissional, que não exige formação superior para exercício dessa atividade, bem como dos cursos de comunicação social serem ainda raros até o inicio da década de 1970 - no entanto, o baiano apreciador das rinhas de galo carregava o talento de utilizar bem a comunicação que mexia no emotivo e imaginário das pessoas.

Foi assim que criou, conduziu e estabeleceu uma "marca" para o ainda candidato Luiz Inácio Lula da Silva, que viria pelas mãos de Duda Mendonça a ocupar a mais alta cadeira da política nacional. Utilizando-se da emoção, Duda extraiu na história de vida de Lula, um retirante saído de minha terra Garanhuns, em Pernambuco, a emoção que à época tomou conta do imaginário popular.

No dia 26 de Setembro de 2002, há poucas semanas portanto da vitória do ex-presidente Lula, Duda Mendonça esteve em Garanhuns e no Hotel Tavares Correia, onde pude conversar por alguns momentos com o Mestre do Marketing, que após polêmicas problemas com a justiça decidiu encerrar a atividade com clientes políticos. Na ocasião, Duda autografou o seu livro para mim - imagem que ilustra este post - e a partir dai fortaleceu meu anseio por continuar e conhecer mais sobre esta atividade.

Se vai o homem, ficam as suas marcas e o seu legado...


0 comentário
bottom of page