MIGUEL COELHO: Uma nova alternativa que se desenha no horizonte de Pernambuco

Como em todos os setores que atravessam uma fase de adequações, mudanças e inovações, a política também tem que ser oxigenada de quando em quando. Esta premissa em Pernambuco começa a se consolidar com a ascensão política do atual prefeito de Petrolina.
Miguel Coelho vem se destacando na cena política pernambucana.

Tendo sido o mais jovem deputado estadual eleito para a ALEPE em 2014 e realizando uma primeira administração admirável no seu município, que inclusive o credenciou a uma tranquila reeleição com a mais ampla vitória das recentes eleições no estado (76,19% dos votos, equivalente a 121.300 votos), a maior votação da história de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) também foi eleito recentemente, como Secretário-Geral da Frente Nacional dos Prefeitos.

Apresentando um crescimento político vertiginoso, terceiro filho do Senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), o experiente jovem vem se habilitando à disputa da cadeira do governador Paulo Câmara (PSB), em 2022. Miguel, que também tem irmãos cumprindo mandatos na ALEPE e na Câmara dos Deputados, passou a ser requisitado pela imprensa com uma maior frequência nos últimos meses. Os tradicionais atores da cena política local assistem com atenção uma ampliação substancial da agenda do sertanejo em várias regiões do estado.

Nestes encontros, o prato principal vem sendo a condução do combate a pandemia em Pernambuco e a urgente necessidade de investimentos públicos no estado. Mas a sobremesa, não poderia deixar de ser a composição de um cenário favorável para as oposições no ano que vem. Apesar de não admitir ainda discutir explicitamente uma agenda eleitoral, em conversa recente com Marcelo Jorge, jornalista do programa Arena BrasilNordeste, (imagem) o prefeito sertanejo demonstrou a sua disposição em escutar lideranças para a costura de uma agenda positiva para o futuro que se avizinha.


Com esta pauta, Miguel se reuniu recentemente com o ex-senador Armando Monteiro (PSDB) e com o ex-prefeito de Garanhuns , Izaías Régis (PTB). O emedebista também visitou Olinda, onde conversou com o prefeito Professor Lupércio (Solidariedade). As agendas englobaram ainda reuniões com o deputado federal Ricardo Teobaldo (presidente estadual do Podemos), e com o gestor de Paudalho na Mata Norte, Marcelo Gouveia que também pertence a sigla. Já em Caruaru, um café da manhã marcou o encontro de Miguel com o deputado federal caruaruense Wolney Queiroz (PDT). Segundo a ‘Folha PE’ após o café, o petrolinense foi recebido por empresários locais da construção civil, interessados no potencial do município sertanejo para receber novos investimentos no setor. Foram prontamente convidados por Miguel a conhecer a capital do Sertão do São Francisco.

Também foram visitados os parlamentares Daniel Coelho (Cidadania) e Raul Henry, presidente estadual do MDB. Com este último, o jovem gestor discutiu o fortalecimento da legenda no estado e a retomada do desenvolvimento econômico de Pernambuco.


Em meio a tantas dificuldades e incertezas vivenciadas por todos, o certo é que o esboço de uma política de cara nova e principalmente com novas atitudes se desenha em Pernambuco e certamente muita gente torce (e aposta) nisso.


Marcelo Jorge é Consultor Político, filiado a Associação Brasileira dos Consultores Políticos – ABCOP -, Comunicador Social com habilitação em publicidade e propaganda, Radialista (DRT 2612– PE) e Jornalista (DRT- 0007082/PE)


0 comentário