https://d1uzdx1j6g4d0a.cloudfront.net/players/topo/18/62916?identifier=www.radiobrasilnordeste.com&source=1377
 
CARD GRANJA ALMEIDA MAI2022.png
DUO_BANNER HORIZONTAL.jpg

É permitida a transcrição total ou parcial das matérias deste blog, DESDE QUE CITADA A FONTE

Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) é formado em São João para discutir futuro do município

O acolhedor município do agreste agora mantém um grupo de jovens idealizado pela UNICEF e direcionado às localidades que se destacam por manter o Selo da instituição

Como parte da metodologia do Selo UNICEF, os municípios participantes dessa iniciativa, a exemplo de São João, são convidados a implantar núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCA). Estes grupos são compostos por, no mínimo, 16 adolescentes que se organizam em rede, discutem questões importantes para o seu desenvolvimento, implementam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal.

A primeira reunião do NUCA naquele município, aconteceu na manhã desta quinta-feira (10), quando os jovens representando diversos segmentos, órgãos governamentais e não governamentais se reuniram para conhecer as metodologias do Selo Unicef.

A instituição do Núcleo em São João servirá para que dentro de uma pauta pré-estabelecida, os jovens possam discutir e propor mudanças na garantia dos direitos das crianças e adolescentes o que permitirá benefícios para todos os saojoanenses.

Durante a reunião, esteve presente o Secretário de Governo e Planejamento, Elias Zumba (Ratinho), quando aproveitou a ocasião para levantar pautas importantes que possam desenvolver o NUCA no município.

Na opinião do Prefeito Wilson Lima (PP), a juventude com oportunidade se transforma em uma força inegável na construção de um futuro melhor e que São João se orgulha de todas as suas crianças, jovens e adolescentes.

Para participar do NUCA/ São João, o jovem deve-se dirigir a 'Casa dos Conselhos' do município, obter maiores detalhes e realizar o cadastro.



Núcleo de Cidadania dos Adolescentes - NUCA

A participação cidadã de adolescentes é ao mesmo tempo um direito e um instrumento para conhecer e reivindicar outros direitos, enfrentar vulnerabilidades e superar desigualdades que afetam a sua vida.

Cada núcleo é acompanhado por um(a) mobilizador(a) de adolescentes e Jovens. Trata-se de um adulto que tem como papel central comprometer a gestão pública na mobilização de adolescentes, de modo que essa seja uma responsabilidade assumida pelo município.

É importante que os núcleos de Cidadania de Adolescentes atuem em diálogo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para ampliar a participação de adolescentes nessa instância e garantir que suas decisões levem em conta a opinião e propostas de adolescentes sobre questões ligadas aos seus direitos.


Fotos: Flauberto Ferreira/Divulgação

0 comentário