https://d1uzdx1j6g4d0a.cloudfront.net/players/topo/18/62916?identifier=www.radiobrasilnordeste.com&source=1377
 
CARD GRANJA ALMEIDA MAI2022.png

É permitida a transcrição total ou parcial das matérias deste blog, DESDE QUE CITADA A FONTE

Noite do FIG em homenagem ao movimento Manguebeat teve jingle, citações e discursos pró-Lula

A quinta-feira na Praça Mestre Dominguinhos, principal vitrine do Festival de Inverno de Garanhuns, apesar de pago com recursos público, serviu de palanque para manifestações políticas, caracterizando crime eleitoral
Fred Zero Quatro utilizou um boné do MST e camiseta com imagem vetorizada do ex-presidente Lula, durante toda sua apresentação no palco do FIG (Reprodução: TV Pernambuco)

As bandas que subiram ao palco principal do FIG, na noite desta quinta-feira (21), apesar de apresentarem-se para um pequeno público, que teimava em enfrentar o frio e alguns momentos de chuva, transformou o que seria uma homenagem ao Manguebeat, importante movimento cultural nascido com o pernambucano Chico Science, em comício político, com apologias e citações ao ex-presidente e pré-candidato a presidência, Lula.

O ‘Showmício’, foi iniciado pela banda Mundo Livre S/A, comandada pelo vocalista Fred Zero Quatro, que realizou o seu show com grande parte do seus músicos usando bonés do MST – Movimento Sem Terra, organização popular ligada ao Partido dos Trabalhadores. Durante a apresentação, reiteradas vezes o artista puxou coro do público ao nome do petista.
VEJA TRECHO DA CITAÇÃO ABAIXO

Na sequência, a banda Nação Zumbi seguiu com as homenagens, recordou grandes sucessos eternizados por Science, mas semelhantemente usou o microfone e a estrutura paga com dinheiro do contribuinte pernambucano, para enaltecer o ex-presidente. Um agravante é que tudo foi transmitido ao vivo e sem cortes pela TV Pernambuco, emissora estatal que ampliou o alcance da irregularidade eleitoral.

Na verdade, a lei eleitoral brasileira não permite que neste período que antecede as eleições, nenhum pré-candidato – de direita, centro ou esquerda -, seja beneficiado com esse tipo de artifício, que no entanto vem sendo observado em vários palcos do país a exemplo do evento privado Loola Palooza e outros. Em oites anteriores do mesmo FIG, artistas como Nando Reis e Vanessa da Mata também puxaram coro com refrão que cita o ex-presidente.

O fato se torna mais grave em razão do Festival de Inverno de Garanhuns ter investimento de mais de 25 milhões de reais, com dinheiro público. No estado, o Governo é apoiador de Lula. O pré-candidato inclusive, esteve na cidade na última quarta-feira (20), sendo recebido por caravanas de prefeitos da região, ligados ao governador Paulo Câmara (PSB)

Até o momento, não se verificou manifestações nos palcos alusivas a outros presidenciáveis. Neste caso, o pau que dá em Chico, não vem dando em Francisco...

Com a palavra o Ministério Público e TRE-PE.


0 comentário