https://d1uzdx1j6g4d0a.cloudfront.net/players/topo/18/62916?identifier=www.radiobrasilnordeste.com&source=1377 Oposição confirma união de chapa majoritária em Bonito e parte forte para eleições municipais
top of page

É permitida a transcrição total ou parcial das matérias deste blog, DESDE QUE CITADA A FONTE

Banner_site_novos_planos.png
GOV_0040_24_GOV-PE-SOUBESSE-NAO-PROGRAMATICA-728X90_PE015 (2).gif
Cabeçalho Blog Marcelo Jorge Okay.jpg

Oposição confirma união de chapa majoritária em Bonito e parte forte para eleições municipais

Após as convenções dos partidos que disputarão as eleições municipais, o final de semana foi de surpresa na política interiorana.
Martelo batido: Ronaldo (dir.) será vice de Edmilson em Bonito

A realização das convenções partidárias, eventos que formalizam as pré-candidaturas para as eleições 2020 em todo o país, ainda não consolidou a cena política de forma definitiva em muitos lugares. Além da pandemia com as regras de o distanciamento social que impede algumas reuniões e decisões mais ágeis, algumas siglas continuam promovendo reuniões com filiados pelas noites e madrugadas, para ‘amarrar’ determinadas situações que podem ser decisivas no resultados final das urnas.


Em Bonito, município localizado a 210 quilômetros da capital Recife, uma destas situações pendentes foi resolvida por grupos oposicionistas locais e o saldo foi um fortalecimento desses grupos que pode azedar o projeto de reeleição do Prefeito Gustavo Adolfo (PSB).

É que dois dias após a recente convenção que despertou a atenção de todo o município na qual foi homologado o nome do comerciante e ex-vereador Ronaldo do Inhame (PODE), como candidato a prefeito nas eleições vindouras, um novo episódio consolidou o caminho das oposições na terra das cachoeiras: O grupo encabeçado pelos ex prefeitos Valdomiro de Souza Lima e sua esposa Maria Lúcia Heráclio (PTB) que havia lançado em Julho último o nome do vereador Dr. Edmilson Henauth (PCdoB) para encabeçar a chapa majoritária, agora convidou Ronaldo para participar da composição na condição de candidato a vice prefeito.


Em 2016, Ronaldo havia sido candidato ao mesmo cargo na chapa de Maroja.


Após alguns detalhes burocráticos serem resolvidos, Ronaldo do Inhame aceitou a proposta e na manhã deste sábado (19), realizou um pronunciamento ao seus aliados e apoiadores sobre esta novidade e o seu desdobramento.


PTB


Segundo analistas locais, um dos fatores que também agilizou esta união dos oposicionistas, que já vinha sendo costurada desde o final de 2019, além da necessidade de se ter um time forte para enfrentar a máquina municipal, foi a recente decisão do Diretório Nacional do PTB proibindo coligação da legenda a partidos com viés de esquerda em todo o país (exceto no Recife) nestas eleições.

Como o Dr. Edmilson será candidato pelo PCdoB, a presença de Maroja (que é filiado ao PTB) nesta composição ficou prejudicada.

Com esta reviravolta, as estratégias do prefeito socialista Adolfo Gustavo também devem mudar.

OS CANDIDATOS


Conhecido como o Dr. do Coração, Edmilson Henauth é médico cardiologista e da medicina do trabalho. O médico cumpre seu quarto mandato como vereador de Bonito. Henauth já ocupou a presidência do Poder Legislativo Municipal e atualmente preside a Seccional Pernambucana da União dos Vereadores do Brasil - UVB-PE. Recentemente filiou-se ao PCdoB. Tem como um dos seus aliados em Brasília o jovem Deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE)

Seu candidato a Vice é Ronaldo do Inhame, comerciante, ex vereador atuante do município de Bonito e ex-candidato a vice-prefeito no pleito de 2016. Hoje filiado ao PODEMOS, tem como aliados os deputados estadual Eriberto Medeiros (PP) e Federal Ricardo Teobaldo.

0 comentário
bottom of page