top of page

É permitida a transcrição total ou parcial das matérias deste blog, DESDE QUE CITADA A FONTE

Banner_site_novos_planos.png
GVP-0040-24_INFORMES-REGULARES-JUNHO_RMR_728X90.gif
Cabeçalho Blog Marcelo Jorge Okay.jpg

PARTE 1: Nova pesquisa para prefeito de Garanhuns aponta vantagem da oposição

O levantamento, contratado por empresários locais, foi realizado entre os dias 05 e 08 de novembro de 2023 e levou em conta a opinião de eleitores em 500 questionários utilizados. Os números mostram crescimento dos oposicionistas, comparados à última pesquisa feita em setembro deste mesmo ano pelo citado Instituto.

O site marcelojorge.com teve acesso a mais uma pesquisa do Instituto CONSULTEX, realizada no município de Garanhuns.

O blog esclarece que a divulgação de pesquisas fora do período eleitoral não necessita de registro no TSE. Uma resolução do Tribunal disciplina o registro e a publicação desse tipo de levantamento. Desta forma, a utilização do conteúdo desse tipo de pesquisa fora do período eleitoral é livre e fica a critério das instituições que assim desejem fazê-las.

Os dados em questão se referem a nomes que se posicionam como pré-candidatos a prefeito nas eleições de 2024 no município, bem como uma avaliação das gestões da governadora Raquel Lyra (PSDB) e do presidente Luiz Inácio Lula (PT).

Segundo esses levantamentos, realizados há menos de um ano do pleito e nos quais se aplicou questionários para eleitores de diversas faixas, a cena política local começa a se desenhar nessa pré-campanha com ligeira vantagem das oposições ao prefeito Sivaldo Albino (PSB). Estas oposições são lideradas pelo seu rival político, ex-prefeito, atual deputado Estadual e líder do Governo do Estado, Izaias Régis (PSDB).

OS NÚMEROS DO INSTITUTO


Se as Eleições 2024 fossem realizadas hoje, o panorama seria o seguinte :

ESPONTÂNEA (quando o pesquisador NÃO cita o nome dos pré-candidatos)

SIVALDO ALBINO

31,3%

IZAÍAS RÉGIS

30,5%

ZAQUEU LINS

5,5%

SILVINO DUARTE

​1,0%

GERSINHO FILHO

​0,8%

BARTOLOMEU QUIDUTE

0,5%

PEDRO VELOSO

0,3%

​NENHUM/NULO

14,8%

NÃO RESPONDEU/NÃO SABE

15,5%

Já no cenário ESTIMULADO (Quando o pesquisado é exposto a prováveis nomes) a cena seria:

IZAÍAS RÉGIS

37,8%

SIVALDO ALBINO

32,8%

ZAQUEU LINS

9,5%

SILVINO DUARTE

4,0%

GERSINHO FILHO

1,3%

PEDRO VELOSO

1,0%

BRANCO/NENHUM/NULO

4,3%

NÃO SABE/NÃO RESPONDEU

6,5%

No confronto direto, de forma ESPONTÂNEA (quando o pesquisado cita o nome que lhe vem à memória, entre os DOIS principais pré-candidatos, o resultado para estes oponentes traria os números :

SIVALDO ALBINO

31,3%

IZAÍAS RÉGIS

30,5%

Ainda no confronto direto, de forma ESTIMULADA , entre os dois principais pré-candidatos, a vantagem do oposicionista passa para dos 13 pontos percentuais:

IZAÍAS RÉGIS

48,8%

SIVALDO ALBINO

35,8%

No aspecto de REJEIÇÃO, quando foi formulada no questionário a pergunta "Para prefeito de Garanhuns, hoje, entre esses, em quem não votaria de jeito nenhum?":

GERSINHO FILHO

16,0%

SIVALDO ALBINO

14,3%

​PEDRO VELOSO

11,5%

SILVINO DUARTE

7,0%

​IZAÍAS RÉGIS

​6,8%

​ZAQUEU LINS

​4,3%

REJEITA NENHUM

​23,8%

NÃO RESPONDEU/NÃO SABE

16,5%

Estaremos nas próximas postagens, repassando outros aspectos relevantes da pesquisa Deixando claro que aos leitores, que um levantamento como este representa apenas o retrato de um momento. Com o decorrer do tempo, outras composições podem alterar os números contidos na sondagem.


AVALIAÇÃO DE GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL

RAQUEL LYRA X GARANHUNS

Ainda de acordo com a pesquisa, 46,5% da população votante de Garanhuns aprova o governo da tucana Raquel Lyra. No levantamento anterior, realizado no mês de setembro, Lyra tinha no município uma aprovação de 39,1% da população, o que pode demonstrar que a gestora vem ganhando maior confiança do eleitores.


GARANHUNS X LULA

Já em relação ao Governo Federal, dentro dos questionários utilizados, o petista está com 78,1% dentro das avaliações de ‘Bom’ e ‘Ótimo’. Historicamente o desempenho de Lula em Garanhuns - sua cidade de origem, - é sempre expressivo.

Nas próximas postagens, estaremos destrinchando outros aspectos da pesquisa de opinião e avaliação realizada pela empresa CONSULTEX.

0 comentário

Comments


bottom of page