https://d1uzdx1j6g4d0a.cloudfront.net/players/topo/18/62916?identifier=www.radiobrasilnordeste.com&source=1377 PESQUISA EM CORRENTES (PE) REVELA QUE PREFEITO EDIMILSON TEM ALTA APROVAÇÃO E DEVE FAZER SUCESSOR
top of page

É permitida a transcrição total ou parcial das matérias deste blog, DESDE QUE CITADA A FONTE

Banner_site_novos_planos.png
GOV_0040_24_GOV-PE-SOUBESSE-NAO-PROGRAMATICA-728X90_PE015 (2).gif
Cabeçalho Blog Marcelo Jorge Okay.jpg

PESQUISA EM CORRENTES (PE) REVELA QUE PREFEITO EDIMILSON TEM ALTA APROVAÇÃO E DEVE FAZER SUCESSOR

Se as eleições fossem hoje, o pré candidato apoiado pelo atual prefeito teria larga vantagem sobre seus oponentes.
Hugo (esq) será apoiado pelo atual prefeito, Edimilson da Bahia (PSB)

Mesmo em meio a um cenário adverso na saúde, com uma pandemia em andamento que tira a maior parte da atenção da população de focos que não sejam a própria manutenção da sobrevivência, a corrida eleitoral já vem se tornando alvo de um maior interesse, principalmente por parte das populações do interior do nordeste, onde o período traz paixões acirradas, disputas, apostas e festa.

No município das Correntes, agreste pernambucano, uma dose a mais de calor foi inserida nesta corrida eleitoral vindoura, cuja culminância deve ocorrer no dia 15 de Novembro, data marcada pelo TSE para o pleito, também definida em razão da pandemia do Covid-19.

É que foi realizado um levantamento junto a eleitores locais das zonas urbana e rural, de diversas faixas etárias e escolaridades, através de uma pesquisa coordenada pelos institutos ADVISE Consultoria e Planejamento e Contextto Pesquisas, devidamente registrada no TRE-PE já neste mês de agosto/2020 e que aponta predileção do eleitor correntino pelo pré-candidato Hugo da Bahia, apresentado pelo atual prefeito Edimilson da Bahia (PSB), este finalizando seu segundo mandato no dia 31 de dezembro.


Segundo os números da pesquisa, no cenário espontâneo na qual se deixa o eleitor pesquisado citar um nome de sua preferência, sem a exposição de nomes específicos, o pré-candidato Hugo da Bahia apresenta 19,74% das intenções de voto para o cargo de prefeito e um dado mais relevante chama a atenção nesse recorte: a soma de intenções de voto de todos os oposicionistas das Correntes não chega ao percentual do primeiro colocado e aliado do prefeito Edimilson.


NÚMEROS DA PESQUISA ESPONTÂNEA


Na pesquisa espontânea, mediante a pergunta “Se a eleição fosse hoje, em que o(a) sr(a) votaria para ser o próximo Prefeito de Correntes?”, os números são os seguintes:

- Prefeito Edimilson da Bahia (que não pode ser candidato por estar cumprindo seu segundo mandato) tem 24,34% de lembrança do eleitor;

- Hugo da Bahia (candidato apoiado pelo prefeito), 19,74%;

- Oposição 22: 5,92%;

- Dr. Romão: 3,29%;

- Júnior Lúcio: 1,97%

- 40 Bahia: 1,97%

- Davi da granja: 0,66%;

- Davi Vitor: 1,97%


Portanto neste cenário espontâneo, a somatória de intenções de votos na situação, representada pelo pré-candidato Hugo da Bahia, chegaria a 46,05%, enquanto os votos na oposição ao Governo de Edmilson totalizaria 13,81%. O restante dos pesquisados alegaram não saber ou mesmo não quiseram responder.

NÚMEROS DA PESQUISA ESTIMULADA


Já na pesquisa ESTIMULADA, quando os nomes dos opositores são expostos, mediante a pergunta “E se fossem só esses os candidatos a Prefeito (...). Em qual desses o(a) sr(a) votaria para Prefeito de Correntes se a eleição fosse hoje?”, o pesquisado respondeu:

- Hugo da Bahia apoiado pelo Prefeito Edimilson da Bahia: 53,95%

- Candidato 22 da Oposição: 21,71%

O restante dos pesquisados disseram não saber ainda em quem votar ou não quiseram opinar.

APROVAÇÃO DA GESTÃO


Em relação à aprovação popular da administração do prefeito Edimilson da Bahia, os números são muito positivos para o gestor que apresenta uma das mais elevadas do interior de Pernambuco: 86,85% da população aprova a gestão do socialista que, desta forma, chega ao final do mandado fortalecido e reconhecido e certamente com maiores possibilidades de emplacar seu sucessor.


O levantamento foi registrado no TRE-PE, sob o número 07905/2020.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é 5,25 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Isto significa que se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.


0 comentário
bottom of page