https://d1uzdx1j6g4d0a.cloudfront.net/players/topo/18/62916?identifier=www.radiobrasilnordeste.com&source=1377
 
MARCELO JORGE - BANNER SEGURANÇA-728X90PX.png
CARD GRANJA ALMEIDA MAI2022.png

É permitida a transcrição total ou parcial das matérias deste blog, DESDE QUE CITADA A FONTE

PODCAST ‘TÁ TOPADO’ Consolidação da ‘Aldeia Global’ está na boca do povo (e do Youtube) do Agreste

A internet trouxe novas perspectivas para a comunicação e de forma muito ampla sintetizou o que os comunicólogos do passado já previam: Conectado na Web, qualquer lugar do mundo pode ser o centro do Universo.
Rafael, Kleber, Marcelo Jorge e Francisco: Sucesso que 'Tá Topado'!

Durante a jornada acadêmica, quem teve a oportunidade de estudar Comunicação Social, provavelmente em algum instante dessa sua caminhada, escutou e conheceu um pouco da obra e teorias de Marshall McLuhan. Não é para menos: McLuhan foi um dos mais importantes e celebrados teóricos da área da comunicação autor do apregoado conceito de “Aldeia Global” (não, não foi a famosa rede de TV brasileira que criou esse termo!).

Só para sintetizar um pouco dessa história Marshall também é tido como um visionário, por ter previsto fenômenos sociais e filosóficos gerados pelos computadores e pelas telecomunicações, muitas décadas antes dessa plataforma revolucionária ter sido inventada e tudo que disse vem se efetivando na vida contemporânea.


PODCAST ‘TÁ TOPADO’

Décadas adiante, em um período no qual a pandemia do Coronavírus na sua versão 2019 obrigou a humanidade isolada a recorrer com mais evidência à comunicação à distância através das plataformas digitais e de forma mais pormenorizada, via mídias sociais, um trio de amigos de reuniu em Lajedo, interior de Pernambuco e decidiu colocar na Rede o que mais interessava a esta região, sem fugir no entanto de debates mais amplos. Para começar, a escolha do nome do projeto não poderia ser pouco autêntico e deixar de retratar tão bem o sucesso que os aguardava. No ar há poucos meses, o ‘Tá Topado’ é apresentado pelos comunicadores Francisco Neto, Kleber ‘Pop gelo’ e o operador técnico e de streaming, Raphael do Estúdio Verbo, responsável pela produção do programa que literalmente ganhou grande relevância na região e fora dela.

Galera 'Tá Topado' entrevistado no Quarto Poder da Marano

Quando estiveram no programa Quarto Poder, veiculado pela Rádio Marano FM, a galera do ‘Tá Topado’ contou um pouco da sua história e falou inclusive sobre a criação do nome que inicialmente seria “Arretado”, ideia imediatamente abortada, pela existência de um canal com nome semelhante.

Quando o nome afinal foi adotado, iniciou-se um processo de crescimento e ampla visibilidade regional.

Composto por entrevistas sempre bem humoradas que duram em média 2 horas e meia – às vezes extrapolando esse tempo – sempre às quintas a partir das 19 horas e contando com até 02 edições semanais, o ‘Tá Topado’ tem excelente identidade visual e plástica e alta qualidade técnica.

Na grade, os comunicadores recebem personalidades de destaque em Pernambuco, representando os mais diversos segmentos profissionais, entre artistas, educadores, empresários, agentes de segurança pública e outros, transformando o programa em uma salada bem temperada de informações, no ‘xodó’ dos fãs e principalmente em um canal disputado por políticos da região que aguardam ansiosamente um convite para serem vistos/ouvidos por centenas de olhos/orelhas dos internautas a cada edição.

Conversa com ex-prefeito de Lajedo, Rossine Blésmany

Entrevistas com os ex-prefeitos de Lajedo, Rossine Blésmany e Débora Almeida, de São bento do Una (realizadas em datas diferentes), por exemplo, foram responsáveis por muitas visualizações e ampliação da audiência do podcast. Após as entrevistas, este material fica disponibilizado para consultas de internautas que não puderam assistir ao vivo ou os que desejam rever e compartilhar o seu conteúdo.

Para viabilizar o projeto e com o arrefecimento da pandemia, alguns patrocinadores já perceberam a crescente audiência do canal e começam a investir no projeto que possibilita ampla visibilidade aos seus produtos e serviços.

Ex gestora de S. Bento, Débora Almeida esteve no estúdio

De forma organizada, o ‘Tá Topado’ criou uma infraestrutura mínima, simples como sua proposta, porém mais que suficiente para espalhar bom e divertido teor informativo e de entretenimento entre os jovens webespectadores, mesmo quando aborda assuntos como a política, um papo necessário mas ainda não muito prestigiado junto a essa faixa etária.


No cenário do estúdio, customizado de forma regional, encontram-se de exemplares da literatura de cordel a ilustrações da rotina do nordestino; chapéu de couro, viola e outros elementos dessa rica cultura bem representada ao som de um chocalho, sinal dado por Kleber para determinados momentos da entrevista nos quais assuntos mais quentes são abordados.

Vale lembrar que os integrantes do programa também usam camisetas padronizadas com a logomarca do programa, além de copos personalizados.

Tivemos também o privilégio de estar recentemente na bancada do programa, que tem estúdios sediados em Lajedo, onde pudemos falar de comunicação, do projeto BrasilNordeste e claro de vida pessoal, o que no fundo é o assunto que desperta maior interesse da plateia virtual.

De fato, a comunicação é bem mais ágil e leve, quando construída com inteligência por quem gosta (e sabe) o que faz.

O jeito desse pessoal fazer isso deu certo e por isso o podcast Tá Topado!


Acesse: Youtube.com/tatopado
0 comentário