• Marcelo Jorge

Prefeito de Correntes tem alta aprovação. Se eleições fossem hoje, elegeria com folga seu sucessor

Mesmo cumprindo segundo mandato, Edmilson da Bahia do PSB ainda seria o preferido da população para cargo de prefeito no charmoso município do agreste.

E com a proximidade das eleições municipais 2020, os agentes políticos começam a ler planilhas, números, estatísticas e percentuais. Enfim, as Pesquisas estão no ar e, registradas ou não, passam a dar um norte aos pre candidatos, direcionar ações, frustrar ou fazer sonhar.

No interior de Pernambuco, mais precisamente no município das Correntes, localizado na região agreste do estado a pouco mais de 256 quilômetros da Capital Recife, esta máxima tornou-se mais evidente com a divulgação de uma pesquisa realizada pelo Instituto Contextto e REGISTRADA no Tribunal Superior Eleitoral - TSE, sob o número 08604/2020.

Os dados de campo foram levantados entre os dias 29 e 30 de Janeiro/2020.


Nas perguntas espontâneas, isto é, quando NÃO se diz o nome do candidato ao eleitor pesquisado, quando perguntado “Se a eleição fosse hoje, em quem o (a) sr.(a) votaria para ser o próximo Prefeito de Correntes?” o atual Prefeito Edmilson da Bahia obteve uma marca de 28% de lembrança da população, mesmo não podendo mais ser candidato já que cumpre seu segundo mandato.

Na sequência viria o ex prefeito Júnior Lúcio (8,24%); o empresário Davi Vítor (6,47%);

Hugo César (4,71%); Júlio César (1,76%); e Dr. Romão (1,18%). Este último inclusive, enfrentou Edmilson nas urnas no último pleito.


TRANSFERÊNCIA DE VOTO


Em um dos questionamentos, quando se pergunta “Se a eleição fosse hoje e o sr. (sra) tivesse que escolher entre um candidato apoiado pelo prefeito Edmilson da Bahia e um candidato da oposição para votar, em quem o (a) sr. (a) votaria para prefeito de Correntes?” o candidato teria alto percentual de aceitação popular: 58,82%. Já o segundo colocado citado acima teria menos da metade do candidato apoiado pelo gestor: 25,88.

ALTA APROVAÇÃO DE GESTÃO


Já quando ao assunto é aprovação da administração do Prefeito Edmilson da Bahia, mesmo com o mesmo cumprindo sua segunda gestão, quando o nome já não é uma novidade para o eleitor, o prefeito obtém números muito positivos, entre ótimo/bom/regular, acima da média entre os seus colegas da região: 88,23% dos eleitores aprovam a administração municipal.

Foram ouvidas na pesquisa, eleitores de 16 anos ou mais e votantes no município de Correntes e uma amostragem de 340 questionários.


O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5,25% pontos percentuais para mais ou para menos o que significa que se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 o resultado estaria dentro da margem de erro prevista.

0 visualização

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por MarceloJorge News - 24hs