https://d1uzdx1j6g4d0a.cloudfront.net/players/topo/18/62916?identifier=www.radiobrasilnordeste.com&source=1377
 
CARD GRANJA ALMEIDA MAI2022.png
DUO_BANNER HORIZONTAL.jpg

É permitida a transcrição total ou parcial das matérias deste blog, DESDE QUE CITADA A FONTE

PREVISÕES DA APAC SE CONFIRMAM: Temporais voltam a assustar moradores de Garanhuns na noite de Natal

A Agência Pernambucana de Águas e Clima havia emitido boletim na tarde da sexta-feira (24) com um alerta da possibilidades de chuvas intensas moderadas, podendo ser fortes no Sertão e Agreste do estado, neste dia sábado (25)
Fotos: Secretaria Municipal de Infraestrutura. Obras e Serviços Públicos

Moradores de áreas vulneráveis de Garanhuns, agreste de Pernambuco, com risco de inundações, assistiram impotentes e mais uma vez, o avanço das águas das chuvas no início da noite deste sábado (25), dia de Natal.

As precipitações foram iniciadas de forma iminente, após um dia de intenso de temperatura quente e abafada. Esse mormaço, segundo especialistas é prenúncio de fortes chuvas.

Com o relevo favorável à evolução de enxurradas vindas das localidades mais altas da zona urbana e se encaminhando para algumas ruas centrais, o medo dos moradores das Ruas Paulo de Miranda e Senador Paulo Guerra, próximas à rua das madeireiras e ao Pau Pombo, respectivamente, foi intensificado e vivenciaram momentos de apreensão, já que os mesmos ainda não se recuperaram da tragédia vivenciada no dia 21 de abril, quando o alto volume das águas danificaram o calçamento e abriram grandes buracos na via pública, deixando o saldo de uma pessoa morta e bens danificados.

Na Cohab 2, chegou a faltar energia. A Rua Quinze de Novembro, após a Praça da fonte luminosa, sentido centro da cidade, mais uma vez ficou alagada, problema recorrente há décadas.

Na Avenida Sul, próxima a pracinha e Sorveteria Doce Mel, a água chegou a atingir mais de 50 centímetros em alguns locais.

Nas mídias sociais, imagens de alagamentos em algumas residências vem sendo compartilhadas e muitos moradores de bairros mais afetados estão pedindo ajuda da imprensa, da população e das autoridades


PREFEITURA DE GARANHUNS

SECRETARIA DE CULTURA EMITE NOTA

INFRAESTRUTURA, OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS AVALIAM ESTRAGOS

Com a intensificação das chuvas, a Secretaria de Cultura do município emitiu nota na qual informava o cancelamento da programação de Natal prevista para acontecer no final da tarde deste sábado, como o passeio do Papai Noel (veja nota abaixo)
Instagram: jornalista eduardo.peixoto

Em relação aos danos sofridos, no final desta noite o nosso blog entrou em contato com o Secretário Municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, Sr. Sinval Albino. Ele revelou que foram detectados muitos danos na pavimentação e calçadas em áreas como uma ponte próxima ao IBN (Instituto Bíblico do Norte), setor que recebe grande volume de águas; danos no muro da Escola Simôa Gomes, na Boa Vista; destruição de parte do calçamento próximo a voçoroca da Cohab II ; na Rua Serra Branca, no Magano, o calçamento está cedendo, entre outros problemas em várias ruas.


Ainda segundo o Secretário, a Defesa Civil continuará na noite deste sábado realizando um levantamento detalhado da situação nos diversos pontos da cidade e neste domingo (26) emitirá nota sobre o assunto.


NOTA – Secretaria de Cultura


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, informa que parte da programação da noite deste sábado (25) da Magia do Natal foi suspensa devido às fortes chuvas.

A chuva começou por volta das 18h50, com isso o Desfile de Papai Noel não aconteceu, assim como a programação cultural no palco.

A Secretaria reforça que vai continuar observando as condições climáticas para realização da programação neste domingo (26). Divulgaremos em breve novas informações. Para os pais que possuem ingressos para as crianças no Desfile do Papai Noel deste sábado, eles continuarão válidos e terão preferência neste domingo (26), caso haja Desfile.

Secretaria de Cultura de Garanhuns


Até o final da publicação desta matéria, as 23h50, as chuvas estavam moderadas mas continuavam caindo em diversos pontos de Garanhuns.

0 comentário