Em entrevista ao Jornal Jovem Pan, o Presidente Nacional do PSDB, pernambucano Bruno Araújo garantiu que todos os testes realizados com a nova empresa de aplicativo para eleições digitais vem dando certo.
Segundo Araújo, o PSDB vai mesmo retomar a votação das prévias para a escolha de seu candidato à Presidência neste sábado (27). Para garantir maior segurança nestas prévias, uma nova empresa vai assumir o processo, após o aplicativo de votação escolhido inicialmente falhar no domingo (21). Existe a expectativa de que o nome do escolhido já seja anunciado neste mesmo sábado.
Participam da disputa três tucanos: o governador de São Paulo, João Doria, do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite além do ex-prefeito de Manaus e ex-senador Arthur Virgílio. Os dois primeiros são os favoritos.
O aplicativo inicial usado pelos tucanos não comportou a demanda de acessos – 44,7 mil filiados estavam aptos a votar. O sistema foi desenvolvido pela unidade de tecnologia da informação da Faurgs (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) por R$ 1,6 milhão.
A Faurgs disse que ainda não identificou quais foram as origens das falhas. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deu 10 dias para que o partido explique o que aconteceu com o sistema no domingo (21).
Depois das falhas, o PSDB chegou a testar uma versão da empresa RelataSoft, que desenvolve sistemas de eleições digitais para sindicatos, mas o aplicativo foi reprovado em testes de estabilidade e segurança. A nova empresa escolhida para concluir as prévias é a BeeVoter.
Comments