• Marcelo Jorge

Será que estados e municípios terão CPI? Quase 20 respiradores são encontrados sem uso em Hospital.

Uma denúncia levou autoridades a descobrirem cerca de 19 equipamentos novos, que deveriam ser utilizados em pacientes com dificuldades para respirar.

Foto: Portal G1/Pará

Os 19 equipamentos, que até o momento não haviam sido utilizados apesar da necessidades com o acréscimo de casos, estavam escondidos em uma "parede falsa" no interior do Hospital Abelardo Santos, em Belém. A descoberta aconteceu no dia 22 de março, durante o processo de troca de gestão da organização social que administrava o hospital, mas o caso só foi confirmado neste sábado (17) pelo Governo do Estado.


Segundo o portal G1, o hospital, que fica no distrito de Icoaraci, é referência no combate à Covid-19 e atendia exclusivamente pacientes com a doença até o último dia 15. Uma funcionária do hospital afirmou que foi preciso quebrar a parede para terem acesso aos equipamentos.


O Governo do Pará confirmou a informação sobre os respiradores e afirmou que uma comissão interna apura o caso. O Governo do Pará não informou o valor pago pelo equipamento e nem a data de aquisição, e declarou que, caso seja identificado prejuízo ao estado, tomará as medidas cabíveis.


Procurada, a organização social Santa Casa de Pacaembu, a antiga responsável pela gestão do Abelardo Santos, ainda não se pronunciou sobre o caso.

Com a abertura da CPI da Covid, esta semana e mais esta descoberta, entre tantos desmandos pelo país, fica evidente a necessidade de investigações do uso de recursos para o combate à pandemia, enviados pelo Governo Federal pelos estados e municípios, como solicitou o presidente Bolsonaro.
15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo