https://d1uzdx1j6g4d0a.cloudfront.net/players/topo/18/62916?identifier=www.radiobrasilnordeste.com&source=1377 Sindicato dos Hospitais homenageia Dr. José Tinoco e subsede em Garanhuns é inaugurada com nome do ex-parlamentar
top of page

É permitida a transcrição total ou parcial das matérias deste blog, DESDE QUE CITADA A FONTE

Banner_site_novos_planos.png
GOV_0040_24_GOV-PE-SOUBESSE-NAO-PROGRAMATICA-728X90_PE015 (2).gif
Cabeçalho Blog Marcelo Jorge Okay.jpg

Sindicato dos Hospitais homenageia Dr. José Tinoco e subsede em Garanhuns é inaugurada com nome do ex-parlamentar

Uma cerimônia pontual que marcou o 2º Encontro Sindhospe Garanhuns, realizada na última sexta-feira (12) no Sesc Garanhuns, rendeu uma merecida homenagem a uma das personalidades de maior destaque do segmento médico e político de Pernambuco.
Ao lado da sua esposa e auxiliadora, Sra Fernanda Branco, o Dr. José Tinoco recebeu uma merecida homenagem.

No evento, que destacou as mudanças na legislação trabalhista na área da saúde e a importância dos conselhos de profissionais da área, o Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas de Pernambuco referendou a presença do Dr. José Tinoco Machado de Albuquerque, ex-Deputado Federal Constituinte que também dirigiu o Laboratório Farmacêutico de Pernambuco – LAFEPE, além de ter erigido sólidos empreendimentos em Garanhuns.


MEDICINA, SOLIDARIEDADE E EMPREENDIMENTOS - Formando em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1964, José Tinoco tornou-se médico-cirurgião do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) e da Secretaria de Saúde do estado de Pernambuco. Sempre participando de ações solidárias, em 1969 fundou em Garanhuns a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Casou-se com Fernanda Maria Tinoco Branco de Albuquerque e teve quatro filhos: José Tinoco Filho, Jorge de Noronha Branco, Estelita Tinoco e Duílio Tinoco. O Dr. Tinoco também fundou a Rádio Marano FM em Garanhuns. 


Deputado José Tinoco, com seu fiel amigo, então Governador Marco Maciel lança a obra de abastecimento hídrico da cidade de Lajedo (Arquivos)

TRAJETÓRIA POLÍTICA - Na seara política, o Dr. José Tinoco iniciou sua trajetória em Garanhuns, onde ocupou a presidência do diretório municipal da Aliança Renovadora Nacional (Arena). Em 1976, elegeu-se vice prefeito da cidade, assumindo o mandato em fevereiro do ano seguinte. No mesmo ano, tornou-se secretário municipal de Saúde, cargo que ocuparia até 1979. Com a extinção do bipartidarismo, filiou-se ao Partido Democrático Social (PDS).

Em novembro de 1982, reelegeu-se para o seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Assumindo a cadeira em fevereiro de 1983, foi líder do governo Roberto Magalhães no legislativo estadual.

Já nas eleições de 1986, disputou uma cadeira na Assembleia Nacional Constituinte pelo Partido da Frente Liberal (PFL). Assumiu o mandato em fevereiro de 1987. Dentro da Assembleia, foi a favor de diversos projetos, entre eles, a nacionalização do subsolo, a limitação dos juros reais em 12% ao ano, o direito de voto aos 16 anos, o sistema político presidencialista e o mandato de cinco anos para o presidente Sarney.


HOMENAGEM DO SINDHOSPE - A abertura oficial do evento foi comandada pelo presidente do Sindhospe, Dr. George Trigueiro e pelo delegado regional do Sindhospe da subsede de Garanhuns, Dr. José Tinôco Filho. Ao final do encontro e após as palestras do dia, aconteceu o descerramento da placa e inauguração da subsede Garanhuns, que a partir de agora ganha o nome do brilhante médico e empresário, Dr. José Tinoco Machado de Albuquerque.

Nas mídias sociais (print abaixo), sua nora, esposa do advogado e empresário Jorge Branco, ex-deputada estadual e atual vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, registrou: “Muito além de suas trajetórias política e profissional como médico, Dr. Tinoco construiu uma rede de solidariedade e de muitos amigos. Seus serviços e dedicação ao próximo são uma marca registrada de sua vida. Dr. Tinoco, parabéns por essa justa e linda homenagem!”


Fotos: Mariana Carvalho

0 comentário
bottom of page