https://d1uzdx1j6g4d0a.cloudfront.net/players/topo/18/62916?identifier=www.radiobrasilnordeste.com&source=1377
top of page

É permitida a transcrição total ou parcial das matérias deste blog, DESDE QUE CITADA A FONTE

Banner_site_novos_planos.png
GOV_0040_24_INFORMES-REGULARES-MAIO-ASSISTENCIA-SOCIAL-728X90 (5).gif
Cabeçalho Blog Marcelo Jorge Okay.jpg

Sob moderno modelo de gestão, CODEAM celebra 55 anos nesta semana com boas perspectivas

A Codeam – Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional - foi fundada há 55 anos em Garanhuns, Pernambuco, com o claro propósito de unificar a região do agreste meridional, fortalecendo as administrações municipais e criando um bloco forte que pudesse reivindicar ações governamentais dos níveis estadual e federal, com maior legitimidade.

A Comissão iniciou as suas atividades idealizada pelo jovem estudante Otávio Augusto Cavalcante, cujo pensamento foi o de um órgão central que coordenasse e integrasse os trabalhos dos gestores regionais. Após apresentação, discussão e aprovação em Assembleia pelos prefeitos da região, no dia 28 de janeiro de 1968, apenas no dia 05 de Junho do mesmo ano, a instituição foi inaugurada no Salão Nobre do Hotel Monte Sinai, em Garanhuns (no prédio que atualmente sedia o 9º BPM).

No evento inaugural, o evento foi prestigiado por diversas autoridades do estado e dentre estas o então Governador de Pernambuco, Dr. Nilo de Souza Coelho, tio ex-senador Fernando Bezerra e portanto, tio-avó do ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho. A CODEAM teve como apoiadores iniciais o Bispo Diocesano da época, Dom Milton Correia Pereira e o primeiro comandante do 71º BIMtz, Tenente Coronel Gabriel Antonio Duarte Ribeiro.

AVANÇANDO NA HISTÓRIA - No anos seguintes e até a atualidade, quando completa seus 55 anos, a Codeam prima pela unidade entre os gestores municipais na busca de resolução dos problemas comuns aos municípios, como o combate a estiagem, audiências públicas com a presença de representantes de órgãos estaduais e federais; cessão do espaço para eventos de entidades parceiras; reuniões de interesse dos municípios; ofertas de cursos e qualificação para servidores, além do Consórcio Codeam, uma moderna forma de associativismo que facilita a rotina de gestores e das populações, quando se forma um grupo maior para reinvindicações aos demais órgãos, bem na aquisição de equipamentos, exames de saúde e outras demandas.

A escolha de uma nova mesa diretora, entre os gestores associados e que doarão seu tempo e conhecimento para administrar a CODEAM, acontece a cada 02 anos e a rotatividade garante sempre uma nova e dinâmica visão acerca da instituição.

SAÚDE NA PAUTA - A atual gestão, comandada pelo prefeito de Calçado, Expedito da Paz Nogueira e sua Vice, Dra Thatiane Macêdo, Prefeita de Palmeirina, vem, desde o início deste ano de 2023, protagonizando um novo momento para a entidade municipalista, com a busca pela ampliação do número de associados; na luta pela atração de emendas parlamentares que colaborem na condução da sua administração e na concretização do fortalecimento do setor de saúde da CODEAM, com a aquisição de um mamógrafo, equipamento que vai certamente beneficiar milhares de pessoas em toda a região do agreste.

0 comentário

Comments


bottom of page