top of page
Cabeçalho Blog Marcelo Jorge Okay.jpg

STF tem maioria para manter nomeação de parentes para cargos políticos

O caso voltou ao Supremo por meio de um recurso para derrubar uma lei de 2013 da cidade de Tupã, em São Paulo, que proibiu a contratação de parentes do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores na gestão municipal.
Ministro Luiz Fux e ministro Alexandre de Moraes em sessão plenária do STF. Foto: Gustavo Moreno/STF... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/justica/stf-tem-maioria-para-manter-nomeacao-de-parentes-para-cargos-politicos/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos
Ministro Luiz Fux e ministro Alexandre de Moraes em sessão plenária do STF. Foto: Gustavo Moreno/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta quinta-feira 23, maioria de votos para manter a regra da Corte que permitiu nomeações de parentes para cargos políticos.

A Corte formou placar de 6 votos a 1 para manter o entendimento de que a nomeação de parentes para cargos de natureza política não configura nepotismo. Apesar do placar, o julgamento foi suspenso e será retomado na próxima quarta-feira 29.

Em 2008, o Supremo editou uma súmula vinculante para proibir o nepotismo. De acordo com o texto da decisão, a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente até terceiro grau para cargos públicos viola a Constituição

Contudo, a Corte reconheceu meses depois que a restrição não vale para cargos de natureza política, como secretários de Estado. A decisão permitiu que governadores indiquem parentes para cargos na administração estadual, por exemplo.

O caso voltou ao Supremo por meio de um recurso para derrubar uma lei de Tupã (SP), de 2013, que proibiu a contratação de parentes do prefeito, do vice-prefeito, de secretários e de vereadores na gestão municipal. A norma contrariou o entendimento da da Corte que validou as nomeações para funções políticas.

 

 
 
 

Comentários


BAN-1000X250PX-INFORMES_GOVPE_IPVA.gif

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

© 2023 por DAMANU Comunicação Integrada

CNPJ Nº 35.702.925/0001-69 

bottom of page