O trecho, na entrada de Garanhuns localizada no vetor leste do município, sendo o principal corredor para quem chega ou sai para o Recife, vem tendo o fluxo de veículos ampliado, bem como uma rápida urbanização do entorno, aumentando a possibilidade de acidentes como o que ocorreu nesta terça-feira (12), vitimando toda uma família, inclusive com o registro de um óbito infantil.
O deputado estadual Izaías Régis (PSDB), apresentou, na terça-feira (12) e foi publicada nesta quarta (13), uma indicação à Assembleia Legislativa de Pernambuco pedindo que seja enviado um apelo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a instalação imediata de uma lombada eletrônica na BR-423, nas proximidades do km 91,2, no município de Garanhuns.
A medida foi motivada pelo índice de acidentes no local, com destaque para um grave acidente ocorrido nessa terça (12), que resultou na trágica morte de uma criança de 10 anos e deixou a mãe e os irmãos da vítima em estado grave. A comoção causada entre os moradores de Garanhuns e cidades vizinhas reforça a urgência da solicitação.
A área do acidente é cercada por diversos condomínios, incluindo os residenciais Alameda da Serra, Portal das Colinas, Ville des Fleurs, Morada Nobre, Bosque do Heliópolis e Monte Verde, - este último onde as vítimas residem. A instalação de uma lombada eletrônica, segundo o deputado, obrigaria os veículos a reduzir a velocidade, proporcionando mais segurança para os moradores e demais usuários da via.
O apelo foi direcionado ao superintendente regional do DNIT em Pernambuco, Sr. Bruno Lezan Bittencourt, e solicita ainda que a governadora Raquel Lyra e outras autoridades estaduais e locais estejam cientes e apoiem a medida.
Em sua justificativa, o deputado ressaltou a necessidade de medidas rápidas e eficazes para evitar novas tragédias e preservar a vida dos cidadãos. “O acidente ocorrido nessa terça (12) comoveu a todos nós garanhuenses. Estamos em choque. Espero que o DNIT atente para a urgência da implementação dessa lombada eletrônica”, pontuou Régis.
Comments