https://d1uzdx1j6g4d0a.cloudfront.net/players/topo/18/62916?identifier=www.radiobrasilnordeste.com&source=1377
 
Banner Caruaru_junho 728x90.gif
CARD GRANJA ALMEIDA MAI2022.png

É permitida a transcrição total ou parcial das matérias deste blog, DESDE QUE CITADA A FONTE

VIOLÊNCIA: Em um período de 5 horas, dois jovens são assassinados em Calçado, Agreste de Pernambuco

Após nossa publicação neste blog, na última semana de 2021, de um assalto à lotérica local, infelizmente as noticias vindas da ‘Terra da lavoura’, continuam assustando moradores.

Apesar de ser um fato crescente em todo o estado de Pernambuco, crimes ocorridos na na região do Agreste Meridional vem sendo notícias mais frequentes na imprensa regional. Dois homicídios cometidos neste início de ano, com intervalo entre si de pouco mais de 5 horas, reafirmam a situação difícil pela qual atravessa o até então pacato município de Calçado, no agreste do estado, pela ausência de maior atenção do Governo do Estado.

Com um contingente policial insuficiente, apesar das constantes solicitações da população ao Governo Estadual por maior policiamento e ações efetivas contra a criminalidade, agora o saldo foram mais duas vidas perdidas.

Jefferson Silva de Melo, 25 anos, foi morto em um bar, localizado no centro da cidade. Segundo informações, elementos em uma moto chegaram ao local e executaram o jovem na noite deste domingo (02/01).

Já o Roniely Alves Bezerra, de 35 anos, foi assassinado possivelmente na madrugada desta segunda (03/01). Seu corpo foi encontrado por populares.

A autoria de ambos os homicídios até agora é desconhecida.


PAPEL DE ESTADO E MUNICÍPIOS NA SEGURANÇA PÚBLICA

Diante das inúmeras dificuldades encontradas em manter a ordem e combater a criminalidade nos principais setores dos municípios, seria necessária a implantação de Fóruns Municipais de Segurança Pública, para que dessa forma, as ações possam ser tomadas de forma mais ordeira e coordenada.

Aos Governos dos Estados, cabe promover a 'sensação' de segurança pública, disponibilizando infraestrutura – homens e equipamentos – implementando políticas públicas corretas, que incluem a inteligência, investigação no combate à criminalidade e posterior repressão.

Já o papel do município seria colaborativo e preventivo, com a instalação de câmeras de segurança nos principais acessos e pontos críticos da cidade, monitorados em tempo real, para uma posterior identificação de suspeitos de atos criminosos; uma maior presença de agentes públicos – Guarda Municipal - circulando pela cidade, além de políticas públicas de combate às drogas em parceria com Estado e União, que possa implementar a criação de ocupação para adolescentes e jovens. Estes seriam, na opinião da maioria da população, gestos que ajudariam a minimizar atos criminosos ou ao menos, no caso as efetivação de delitos, identificar de forma ágil os possíveis autores.


O Blog coloca-se à disposição para posicionamento da Secretaria de Defesa Social do Governo do Estado ou do Governo Municipal de Calçado, sobre as ações locais contra a violência.
0 comentário