https://d1uzdx1j6g4d0a.cloudfront.net/players/topo/18/62916?identifier=www.radiobrasilnordeste.com&source=1377
top of page

É permitida a transcrição total ou parcial das matérias deste blog, DESDE QUE CITADA A FONTE

Banner_site_novos_planos.png
GOV_0040_24_INFORMES-REGULARES-MAIO-ASSISTENCIA-SOCIAL-728X90 (5).gif
Cabeçalho Blog Marcelo Jorge Okay.jpg

ZÉ ALMEIDA: Talento empreendedor, amor, dedicação e uma luta incansável por São Bento do Una

A trajetória de vida de um homem simples e pequeno criador, que hoje oportuniza a milhares de pessoas o acesso ao emprego - mediante o interesse e desempenho de cada um -, a capacitação e ascensão profissional, é relevante como exemplo e legado. Homem de poucas palavras, mas de muitas ações

Centenas de histórias semelhantes, de talento para os negócios, amor ao que faz, tendo como desfecho a prosperidade empresarial e financeira, vem povoando nossas mídias e o imaginário da população, estimulando através dos melhores exemplos e das boas práticas.

E bem perto de quem vive no agreste pernambucano, uma destas histórias orgulha a população e contribui significativamente no crescimento econômico com desenvolvimento que beneficia toda uma região, com geração de emprego e renda e consequente queda nos indicadores negativos.

Esse é o perfil de José de Almeida Cordeiro ou, para quem é da região, simplesmente Zé Almeida, ou ‘Zé do povo’. Oriundo da zona rural são-bentense, o empreendedor e visionário responsável pela fundação e até hoje pela condução de uma das maiores empresas do setor avícola no nordeste e seguramente a maior no estado de Pernambuco, conseguiu tornar sua empresa Granja Almeida, uma referência no segmento, empregando atualmente mais de 4 mil funcionários em São Bento e outras regiões do estado e do Nordeste.

SOCIAL - Mesmo sendo detentor de muitos méritos na iniciativa privada, Zé Almeida não se resumiu a ampliar o próprio patrimônio, o que fez com muita ética e inteligência, mas viu e assistiu com carinho o seu entorno: mesmo sem cargos eletivos, nunca esperou apenas ações da máquina pública e colocou literalmente suas máquinas a serviço da população, proporcionando ações como aração de terras, limpeza de açudes, barreiros, cacimbas, abertura de poços, conservação de estradas, limpeza urbana. O homem simples, que nunca teve a oportunidade de cursar faculdade, também é responsável pelo patrocínio de eventos esportivos e culturais do município, a exemplo da recente ‘10ª Cavalgada da Amizade’, vivenciada no dia 22 de outubro e já considerada a maior e mais organizada já realizada no município.

FAMÍLIA - Do ponto de vista pessoal, a despeito de ser uma referência empresarial, Zé Almeida tem uma vida simples e reservada, mas seu legado construído ao lado da esposa/companheira de toda a vida, Dona Nêga, é bem visível: Débora Almeida (Procuradora Federal concursada, ex-prefeita e atualmente Deputada Estadual); Danilo Almeida (Empresário da Avicultora) e Daniele Almeida (administradora da empresa da familia).

POLÍTICA – Cristão convicto, uma das paixões de Zé Almeida além da família, dos negócios relativos à avicultura e o agronegócio é, sem dúvidas, a política. Nesse aspecto, o empresário se destacou como vice-prefeito por dois mandatos, entre os anos de 2005 a 2012.

Seu equilíbrio, poder de articulação e afinidade com os problemas da população, aliados a sua infraestrutura posta a serviço das famílias são-bentenses deu notoriedade a gestão e méritos a administração pública municipal naquele período. Um vice que conseguia ser admirado e respeitado. Sua força política foi comprovada nas urnas em duas outras ocasiões: Em 2012, apoiando a filha Débora Almeida como a primeira prefeita de São Bento do Una, Zé assistiu a uma aceitação fenomenal da então debutante na política partidária: Débora foi eleita com mais de 5.000 votos à frente do adversário. O segundo momento se deu recentemente em 2022 quando, também com seu apoio irrestrito, a mesma Débora foi eleita deputada estadual, sendo no Estado a mais votada do seu partido, PSDB.

ZÉ É POVO - E a história segue. Atualmente aos 72 anos mas com vigor de 20, o ‘Zé de São Bento’, ‘Zé do Povo’, ou simplesmente Zé Almeida, recomeça sua vida a cada manhã, dando bom dia aos primeiros raios de sol, pavimentando o seu caminho como se cada dia fosse o primeiro da sua vida, aproveitando as oportunidades, partilhando as conquistas e prosseguindo como uma das grandes referencias para as novas gerações que encontram em seu legado inspiração para também voarem alto, fazendo-os entender que quando se sonha - e ao acordar se põe o sonho em prática -, a vida se transforma.

Para melhor.

Feliz cidade a que conta com um Zé Almeida...


(Fotos: Mídias Sociais/ Matheus Augusto/ Júnior Sousa/Leitura Ampla)

0 comentário

Comments


bottom of page