• Marcelo Jorge

Após 16 anos sem visitas de governadores, Paulo Câmara prestigia agricultores de São João

A agenda administrativa do Governador de Pernambuco movimentou a cena política local e sinaliza o prestígio político do recém eleito prefeito, Wilson Lima e o retorno das boas relações do município com o governo do estado

Após 16 anos sem visitas de um Governador do estado no município de São João (PE), o distanciamento foi quebrado com a agenda de Paulo Câmara (PSB), que visitou o município na manhã desta terça feira (22).

Recebido no aeroporto de Garanhuns pelo prefeito eleito de São João Wilson Lima (PP) e por seu vice Jucélio do Posto, o Governador participou do evento que celebrou a liberação, JÁ EFETIVADA, de um milhão e trezentos mil reais pelo PRORURAL para equipamentos da COOPAFCooperativa de Agricultura Familiar de São João -, uma organização associativa constituída por produtores rurais locais e que visa valorizar a aquisição de grãos, principalmente o feijão, carro chefe da produção local ,direto dos pequenos produtores, eliminando a presença de atravessadores para ampliar a lucratividade destes agricultores e dos associados.


A COOPAF mantém atualmente cerca de 700 associados quem sustentam a cooperativa através do pagamento de mensalidades e tem como presidente o Sr. Paulo Mota.

Estiveram presentes no evento, além do Governador de Pernambuco Paulo Câmara; o presidente da ALEPE, Deputado Estadual Eriberto Medeiros (PP); os prefeitos eleitos de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), de São João, Wilson Lima (PP) e a prefeita reeleita de Brejão, Beta Cadengue (PSB). Também marcaram presença o Secretário de Governo e ex prefeito de Brejão, Sandoval Cadengue; Secretário do Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto e os vereadores por São João Pierre Santiago, Renata da Saúde e Maikon Correia.

Para o prefeito eleito Wilson Lima, a presença do Governador em São João, após 16 anos sem visitas dos titulares deste cargo no município e prestigiando um evento ligado a agricultura local, demonstra o alinhamento dos ideais do estado com as novas diretrizes a serem implementadas no município a partir de 2021, garantindo ações efetivas de resgate e valorização das atividades de produção do campo, discurso sempre presente nas suas falas durante as últimas campanha eleitoral, como também no seu programa de governo proposto.


SEMENTE CRIOULA


A Cooperativa pretende estimular também a produção das sementes crioulas, para garantir a preservação das espécies locais e alimentos saudáveis para a população, principais benefícios destas sementes, que em Pernambuco, vem sendo cultivadas e protegidas pela agricultura camponesa. Os bancos de sementes estão sendo disseminados por todo estado, a partir da parceria entre as famílias agricultoras, ONGs e sindicatos. Essas sementes nativas são o enfrentamento ao avanço dos transgênicos e biofortificados na região.


Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por MarceloJorge News - 24hs