O curso de medicina da Faculdade recebeu enfim autorização do Ministério da Educação para funcionar. A instituição anunciou seu primeiro Vestibular e buscas já começam a acontecer.
Chegou o que faltava: A autorização para o pleno funcionamento da Faculdade de Medicina de Garanhuns (FAMEG) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (04) e amplamente anunciada nesta sexta-feira 05 de Novembro. A autorização foi emitida pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).
As novas instalações da Faculdade foram finalizadas e agora está localizada na BR 423, quase em frente ao recém inaugurado Atacadão. Como informamos em matéria anterior (Aqui), o prédio onde foi instalada a nova instituição de ensino abrigou a extinta empresa Monte Sinai Veículos.
Assim, o curso de Bacharelado em Medicina está autorizado através da Portaria 1.204, de 4 de novembro de 2021 (ao lado). A FAMEG é mantida pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos S.A (ITPAC) e inicialmente estará sendo disponibilizadas 120 Com a autorização, a expectativa é que o primeiro vestibular seja realizado até janeiro do próximo ano.
Assim, o município ganha mais um reforço no seu já polo educacional
Com a publicação da Autorização no DOU, o ex-prefeito de Garanhuns Izaías Régis (PSDB), que durante sua gestão chegou a intermediar algumas ações em prol da FAMEG, manifestou sua satisfação, postando nas suas mídias sociais um áudio no qual saúda a instituição e revelou: "Aí está o nosso curso de medicina autorizado pelo Ministério da Educação que saiu na data de 04 de novembro de 2021. Aguardem em breve o vestibular!" .
Já o atual prefeito, Sivaldo Albino (PSB), comentando sobre o novo Curso, agora autorizado, declarou: "Ajudamos no que estava ao nosso alcance. Depois de lutas de anos, estamos tendo a felicidade de ver na nossa gestão, esse sonho se concretizar, que será muito importante para o desenvolvimento da nossa cidade e região!"
O LEGADO TAMBÉM É DO DR. MÁRCIO QUIRINO
Após indas e vindas a Brasília de uma comitiva composta por empresários, políticos, educadores e liderada pelo Dr. Márcio Quirino, (foto) ex-diretor local da CELPE e ex-vice-prefeito de Garanhuns, em busca de solucionar o impasse da FAMEG, a instituição chegou a funcionar até 2008 mediante liminar.
Em 17 de julho de 2009, foi concedida autorização para funcionamento da secretaria da FAMEG, com a finalidade de atendimento aos pais e alunos que solicitaram expedição de documentos, a exemplo do histórico escolar.
No entanto, a mesma teve essa liberação cassada em 2010 pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Isso se deu após a Justiça Federal em Pernambuco julgar procedente a ação ajuizada pela União e pelo Ministério Público Federal para suspender as atividades do estabelecimento.
Komentáře